1 2 3

O que fazer quando seu cão engasga

Quando um cachorro está se afogando com um corpo estranho, precisa de ajuda imediatamente. Quanto mais ele tenta respirar, mais entra em pânico. Seu objetivo nesta situação de emergência é liberar as vias aéreas sem ser mordido.
Os sinais de que o cachorro está engasgado incluem tentar limpar a boca com as patas, língua pálida ou azulada, agonia evidente ou inconsciência. Se o cachorro estiver inconsciente e você acha que há um corpo estranho, libere as vias aéreas antes de fazer ressuscitação cardiopulmonar. Se o cachorro não consegue respirar não adianta tentar a ressuscitação.
Embora possa parecer difícil, você pode ajudar um cachorro engasgado ou inconsciente seguindo as dicas básicas abaixo. Seu esforço pode salvar a vida de um cachorro.
  • Contenha o cão, se necessário.
  • Aproxime-se do cachorro lentamente, falando em um tom de voz tranqüilizador.
  • Desobstrua as vias aéreas.

    Passo 2d

  • Abra a boca do cachorro cuidadosamente, segurando a mandíbula superior com uma mão sobre o focinho.
  • Pressione os lábios do cão sobre os dentes superiores apertando com seu polegar em um lado e os outros dedos no outro, de maneira que os lábios do cachorro fiquem entre seus dentes e os dedos. Aperte com firmeza para forçar a boca a ficar aberta.
  • Se você consegue ver o objeto, tente removê-lo com seus dedos.
  • Se você não conseguir remover o objeto e o cachorro for pequeno o suficiente, segure ele pelas pernas traseiras, vire-o de cabeça para baixo e chacoalhe vigorosamente. Bater nas costas também pode ajudar a mover o objeto.
  • Se você não consegue remover o objeto e o cachorro é grande demais para ser erguido, coloque-o deitado de lado no chão. Coloque a sua mão atrás da caixa torácica e aperte para baixo e um pouco para frente, com firmeza. Solte. Repita rapidamente várias vezes até o objeto ser expelido.
  • Se você não conseguir retirar o objeto, leve o cachorro imediatamente ao veterinário.
  • Se você retirar o objeto e o cachorro ainda não estiver respirando, sinta sua pulsação colocando seus dedos 5 cm atrás do cotovelo do cachorro no meio do peito.

    Passo 5b

  • Faça respiração artificial. Deite o cachorro de lado; estique a cabeça e o pescoço do cão. Mantenha a boca e lábios fechados e assopre com força pelas narinas. Faça uma respiração de 3 a 5 s. Respire fundo e repita até sentir resistência ou ver o peito subir. Após 10 s pare. Observe o peito para ver se está se movendo, o que indica que o cachorro está respirando sozinho. Se o cachorro não estiver respirando, continue a respiração artificial. Se o coração não estiver batendo faça uma ressuscitação cardiopulmonar.
Ressuscitação cardiopulmonar para cães de até 20 kg

Passo 6c

  • Deite o cachorro de costas.
  • Ajoelhe-se perto da cabeça do cão.
  • Feche suas mãos sobre o peito do cachorro com as palmas sobre cada lado do peito.
  • Comprima as palmas sobre o peito com firmeza contando até dois e solte contando um. Pressione moderadamente. Repita aproximadamente 60 a 90/min.
  • Alternativamente (após 30 s), segure a boca e lábios do cachorro fechados e assopre com força nas narinas. Assopre por 3 s, respire fundo e repita, até sentir resistência ou ver o peito do cachorro subir. Tente repetir 10 a 20/min. Como regra geral, faça cinco compressões cardíacas para cada respiração.
  • Pare após um minuto. Observe se há movimento do peito e sinta o batimento cardíaco colocando os dedos a 5 cm do cotovelo no meio do peito.
  • Se o coração não estiver batendo continue a ressuscitação cardiopulmonar. 


Ressuscitação cardiopulmonar para cães com mais de 20 kg

Passo 6b

  • Deite o cachorro de lado.
  • Coloque a palma da sua mão no meio do peito do cachorro.
  • Comprima contando até dois e solte contando um. É preciso pressionar com firmeza. Repita aproximadamente 60 a 90/min.
  • Alternativamente (após 30 s), segure a boca e lábios do cachorro fechados e assopre com força nas narinas. Assopre por três segundos, respire fundo e repita, até sentir resistência ou ver o peito do cachorro subir. Tente repetir 10 a 20/min.
  • Pare após um minuto. Observe o peito para ver se o cachorro está respirando e sinta o batimento cardíaco colocando os dedos meio centímetro atrás do cotovelo, no meio do peito.
  • Se o coração não estiver batendo, continue a ressuscitação cardiopulmonar. 
  • Leve o cachorro imediatamente ao veterinário. A ressuscitação e a respiração devem continuar no caminho ou até o cachorro começar a respirar e o coração começar a bater sem assistência.
Fonte: uol

25 Comentários:

  1. o meu cachorro é da raça pastor belga e ele é muito grande e eu não posso fazer isso pq sou uma criança, o que eu fasso?

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    Vc pode tentar dar uns tapinhas nas costas, mas se não resolver vc deve chamar alguém, vizinho...eu faria isso se fosse uma criança e não tivesse como fazer os procedimentos. Acho q temos que tentar de tudo! O q não pode é deixar ele ficar engasgando até morrer.....

    ResponderExcluir
  3. CAROL TENHO UM FILHOTE COM 20 DIAS QUE MAMA E DEPOIS PARECE ENGASGADO
    ESTOU PREOCUPADA.O VET DISSE QUE ELA PODE ESTAR REGUGITANDO E QUE NAO A O QUE FAZER SOMENTE ESPERAR QUE ELE FIQUE MAIS VELHO E PARE POR SI.VC SABE ALGUMA COISA A RESPEITO?

    ResponderExcluir
  4. Oi, tem o engasgo que é comum, qdo eles mamam com mta vontade acaba saindo leite pelo nariz, e ate dá uma engasgada...tem q ficar de olho só isso, pq ele pode respirar o leite ai é perigoso....

    ResponderExcluir
  5. Minha cachorra sempre quando come ração engasga, hoje dei um pedaço de carne, ai ela engasgou, sou uma criança e a minha cachorra é média labradora.

    ResponderExcluir
  6. Engasgar com ração é até normal, aqui acontece mto... comem com mta vontade...quase sempre eles tossem e param de engasgar....dar uns tapinhas nas costas ajuda no engasgo, um labrador realmente seria dificil colocar de ponta cabeça ou abraçar , mas isso em caso extremo de falta de ar no engasgo...mas esses engasguinhos de ração é comum. O grão da ração deve ser pequeno demais...

    ResponderExcluir
  7. Maria Castro, se respirar leite vai direto pro pulmão... ai não tem mais volta.

    ResponderExcluir
  8. Carol, eu tenho um vira-lata que ta com sete meses.. ele fica tossindo como se alguma coisa incomodasse no peito ou na barriga dele.. ele fica engasgando do nada, a cada 5 e 5 minutos assim.. mesmo sem comer nada. Isso des de quando ele era pequeno.. mas as vezes parece que da umas crises.. tipo des de ontem de manha ele ta assim..o que pode ser? o que é bom pra isso? :S me ajuuuuda, mto obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Meu cachorro é fêmea e já engasgou 7 vezes hoje, sou uma criança e só dei água e tapinha nas costas, brinquei um pouco pra ver se ela vomitava e nada, o que faço???

    ResponderExcluir
  10. mas esgasgou com a ração, é até normal pq eles comem mto rapido, e a gente dá um tapinha nas costas mesmo, ou se for em engasgo q não adianta tapinha nas costas, pode colocar meio inclinado pra baixo que tb ajuda. Mas tem q ver se é engasgo mesmo, pq a gripe canina parece um engasgo...e não é...é tosse.

    ResponderExcluir
  11. oi, tenho um filhote de 2 meses da raça shitzu e acho que ele esta engasgado, fica tentando vomitar e esta comento bem pouco isso começou ontem o que eu faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi , ele tá engasgado mesmo? pq a gripe é bem parecida com engasgos, tipo parece q tem algo na garganta, e fica tossindo ... eu levaria ele no vet pra ver se é gripe ( o vet vai escutar o pulmão ) e senão vai ver se tem algo na garganta dele que está preso....

      Excluir
  12. Eu tenho um lhasa de 4 meses, não faz muitos dias, que parecia que ele estava engasgado, não sei se era engasgo, ou tosse na verdade, parecia que faltava ar, que ele se afogava, deu umas duas vezes, e logo parou..

    ResponderExcluir
  13. Ola estou amamentando dois Caezinhos, devem ter no maximo 15 ou 17 dias, um abriu os olhos hoje, so q eu dou a mamadeira e o leite sai pelo nariz como faço pra isso nao acontecer ? E eles tbm n estao fazendo coco desde ontem. Foram abandonados e eu peguei mas estou tendo dificuldade em cuidar deles tenho medo de cuidar errado e machuca los ou ate mata los

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é normal sair pelo nariz, só tem q ficar de olho pra não aspirarem pelo nariz.... se ver saindo já limpa com um guardanapinho... eles fazem força pra fazer as necessidades? ou não? é trabalhoso cuidar de recem nascido ainda mais sem a mãe né.... mas vc está fazendo certo. Voce está dando leite em pó para cães?

      Excluir
  14. Oi ontem minha shitzu deu cria e tenho dois filhotes que só respiram de boca aberta e qdo mamam o leite volta pelo nariz será que existe a possibilidade de salvar esses filhotes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que o nariz do stz é apertado mesmo... tem ninhadas minhas que fazem isso.... é normal, porém tem q ter mais cuidado qdo eles mamam.... por causa desse leite que volta pelo nariz, eles não podem inalar , limpa . Só tomar cuidado que logo o nariz desenvolve.

      Excluir
  15. Olá... Comprei um filhote de basset, que esta com dois meses, to assustada, pq desde que ela chegou ela fica engasgando, parece uma tosse, e no final ela faz como se fosse vomitar... As vezes sai uma "gosma" branca e/ ou transparente.
    A veterinária disse que pode ser do ar condicionado, e pediu que eu colocasse uma bacia com agua no quarto... Estou fazendo isso a alguns dias, mas, nada mudou! O que pode ser??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso acontece as vezes, pode ser engasgo com a propria saliva, ou comeu algo do chão e não sai, e acaba vomitando... a gosma branca ou transparente é normal do vomito.....mas ele faz isso o tempo todo? pode ser que tenha algo na garganta incomodando...

      Excluir
  16. Eu estou muito triste hoje, meu filhotinho de Rottweiler (40 dias) morreu engasgado com a ração que tinha comprado especialmente para cães dessa idade. Tentei de tudo, fiz respiração na boca dele... muito triste....me sinto muito culpado!!!! Era a melhor ração do mercado!! ele comia com voracidade a ração e logo depois começou a dar voltas como se tivesse passando mal, percebi que estava engasgado, mas quando o peguei já estava perdendo a consciência!! não consegui ajudar!! Meu Deus que tristeza...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, que tristeza, eu sinto muuuito, muito mesmo,!!! mas assim com 40 dias, o ideal é dar papinha mesmo, ou ração amolecida na agua morna... e eu só desmamo com 50 dias, mas depende do criador né... tem criador que entrega com 40, 50, dias...eu prefiro entregar mais tarde...eu comecei a dar grãos maiores para os meus cães, pois percebi que os pequenos se engasgavam pois comem com muita vontade, e engolem sem mastigar, agora com o maior, eles mastigam...comem mais calmos...

      Excluir
  17. O meu cachorrinho recém nascido não consegue respirar pelo nariz o que eu faço?

    ResponderExcluir

MON AMOUR MEGAN Kennel - Especializado em Shih-Tzu