1 2 3

Temperamento Do Shih tzu

Se você está em busca de um cachorro pequeno e silencioso, o Shih Tzu pode ser o seu achado. Não que ele nunca lata, mas não há dúvida de que está entre os cães de pequeno porte mais discretos da espécie canina. É o mais indicado e preferível por quem vive em apartamento.

Com crianças

Até há casos de Shih Tzus que avançaram nos baixinhos. Mas, para que tenham chegado a esse extremo, esteja certo de que foram muito incomodados. A raça não tem ímpeto agressivo e costuma ser amigável com todos, o que abrange crianças de qualquer idade. Entre os cães de porte similar, inclusive, o Shih Tzu está entre os mais tolerantes com a garotada. Claro que convém supervisionar a relação. Raças pequenas podem ser facilmente machucadas durante as brincadeiras agitadas que os baixinhos costumam promover.


Com pessoas de fora da casa


Sabe aqueles cachorros pequeninhos que vivem latindo e estranhando gente desconhecida? É o retrato oposto do Shih Tzu. Para essa raça, sociabilidade éo grande lema. Demonstrar alegria ao conhecer novas pessoas, festejar visitas e aceitar agrados até de passantes são atitudes rotineiras. Os Shih Tzus querem mais é atenção. Adoram brincar com qualquer um que lhes dê bola. Muitas vezes chegam a ser efusivos, recepcionando os visitantes com pulos de boas-vindas.


Obediência


Exemplo de obediência, o Shih Tzu não é. Embora muito raramente suas teimosias se transformem em problemas de relacionamento com a família, ele é daqueles que, de vez em quando se fingem de surdos ao receberem uma ordem ou que obedecem apenas enquanto o dono estiver por perto. Uma boa educação, composta por donos presentes, carinhosos e, ao mesmo tempo, firmes para definir as regras e limites, sempre ajuda na formação de exemplares mais predispostos a obedecer. No entanto, uma pitada de irreverência é característica da raça.


Inteligência


Observador atento, é do tipo que sabe onde os donos guardam os petiscos e brinquedos. Só de vê-los se aproximando do precioso do precioso local já demonstram entusiasmo. Também resolvem com sucesso vários problemas. Há muitos casos de exemplares que aprendem a abrir certas portas e a sinalizar algumas de suas necessidades. Só para ilustrar, volta e meia há Shih Tzus atraindo a atenção das pessoas para que vejam a vasilha de água esvaziou ou que a saída para o jardim (leia-se banheiro) foi fechada.


Destrutividade


O Shih Tzu não costuma ser um cão muito problemático nesse quesito. Quando filhote, como acontece com a maioria dos cães, costuma afiar os dentinhos onde não deve, porém conforme cresce e é educado pela família, vai se tornando disciplinado. Algumas exceções tendem a ocorrer quando ele se sente abandonado. Dependente da presença dos donos, o Shih Tzu, de vez em quando, pode fazer pirraça por ter ficado sozinho. Para evitar eventuais transtornos, não o deixe só ou, quando o fizer, mantenha-o em locais onde possíveis estragos não sejam tão graves.


Grau de atividade


Ele em nada lembra aqueles cãezinhos que mais parecem ligados na tomada, sempre brincando e procurando o que fazer. O Shih Tzu é moderadamente ativo. Curet uma brincadeira e uma correria, mas também adora sossego. Na maior parte do dia, opta por passatempos calmos. Fica deitado num cantinho confortável olhando a movimentação ao redor, passeia tranquilamente pela casa, pede um colo para o dono… Enfim, leva a rotina sem maiores agitos.


Com a família


Seguindo a regra do reino canino, o Shih tzu costuma eleger um dono em especial. Diferentemente da maioria das raças, contudo, tem uma maneira mais discreta de fazê-lo. Embora até festeje um pouco mais o seu eleito, não deixa de ser particularmente simpático e efusivo com os outros moradores da casa. Faz o estilo companheiro familiar. Gosta da presença de todos e vive virando a escolha de com quem vai ficar. Independentemente não é com ele. É do tipo que solicita atenção, convidando as pessoas para brincar e dando um jeito de ganhar um cafuné. E caso se sinta ignorado, como tende a ocorrer se deixado sozinho por períodos prolongados, pode ficar tristonho e abatido. Nessas ocasiões, em sinal de protesto, não é impossível que se tome irreverente, aproveitando da ausência dos donos para mordiscar o que não deve ou fazer um xixizinho no lugar errado.


O quanto late


Se você está em busca de um cachorro pequeno e silencioso, o Shih Tzu pode ser o seu achado. Não que ele nunca lata, mas não há dúvida de que está entre os cães de pequeno porte mais discretos da espécie canina. É daqueles que sinalizam quando escutam a campainha ou quando estão muito alegres, mas não é de dar escândalos nem de latir sem motivo.


Com cães e animais

Embora haja exceções, a regra é o bom convívio. E isso tanto para a relação enrte Shih Tzus do sexo oposto, como do mesmo sexo. Trata-se de um cão pacífico. No que depender dele, a vida será amigável com cachorros de outras raças assim como com outros animais, a exemplo de gatos e aves.

Fonte: Revista cães e cia.

58 Comentários:

  1. Ola, Carolina. Como vc trabalha e tem shih tzu gostaria que me ajudasse. Estou desesperada, comprei um filhote de shih tzu macho, de 3 meses, mas ele não desgruda de mim, até qdo vou tomar banho ele fica arranhando a porta do banheiro e chorando. E a noite, fica louco pra subir na minha cama, mas não deixo e ele vai dormir em baixo dela, mesmo com a casinha de almofadas do lado. Estou tentando prende-lo em um cômodo, pra acostuma-lo a ficar sozinho, com alguns brinquedos e demais acessórios que precise, mas ele berra alto o tempo todo. Estou até pensando em da-lo pra alguém, pois vou começar a trabalhar daqui a uma ou duas semanas e do jeito q ele tá apegado, acho q vai adoecer. Não queria me desfazer dele, pois pesquisei tanto e ele se enquadrava dentro do perfil que eu queria, mas se continuar assim não terei outra opção, só de pensar em da- lo meus olhos enchem d'agua. Tem alguma técnica pra acalma-lo e deixa-lo mais independente ou ele só assume essas características qdo for adulto? E qto tempo demora para ele se tornar adulto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly, desculpa me intrometer, mas se trabalha e fica mt tempo fora de casa , acho q o mais ideal seria um gato, eles são super tranquilos de ficar em casa sozinhos, e não são tão pegajosos como cachorro. Eu tenho 4 gatos e uma shih tzu, minha shih tzu fica só atrás de mim, mas no banho, qd tenho de dar uma saída, ou a noite, ficamos separadas, e ela aceitou bem, chorou no início de dormir sozinha com os brinquedos, mas não fui olhar nem a tirei de lá, então acostumou.

      Excluir
  2. OK Kelly, isso é até normal vindo de um filhote, eles elegem um lider, e é o lider que ele vão seguir, o shihtzu é uma raça independente, porém enquanto filhotes eles gostam de estar junto da gente o tempo todo, e claro tb depende da criação que leva, se a pessoa mima demais é pior pq eles se acostumam a isso. Vc está fazendo certo em não pegá-lo na hora de dormir.... qdo eles ficam presos realmente eles não gostam e berram, mas eu não sei ai, se vc mora em casa ou apto, se for em casa é mais fácil , pq vc deixa ele berrar até cansar....e fazendo sempre isso uma hora ele acostuma, se for em apto é mais dificil vc prender ...o problema ´e que vc está em casa.... qdo vc sair ele vai saber que vc saiu e não vai mais chorar, berrar como vc acha que ele vai fazer, ele chora pq vc está por perto e sabe que assim chama a atenção e vc pega ele.... faz as suas coisas, como vc faz , não pega ele , vc só deve pegá-lo qdo ele estiver calmo... não pode pegar qdo chora. Ele não vai adoecer, ele vai se acostumar com a nova rotina... claro que qto mais velho, mais independente fica... ele é mto novinho ainda, mas com 6 meses já muda. Mas se puder deixa-lo chorar,sem pegá-lo é melhor. Mas isso é normal em filhote de qualquer raça tá?

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol perciso de ajuda rs, eu tenho um shihtzu de 3 meses esta indo pra 4 ele é terrivel,voce começa a brincar com ele, ele começa a te morder, e bate a pata na agua ate virar o bote, tenho outro cachorro que é viralata ele é super sussegado mais o shihtzu consegue tirar ele do serio, ele sobe em cima dele morde o rabo, onde eu acabo o trancando dentro do quarto, faco alguns revezamento prendo o shihtzu e solto o viralata e ao contrario tbm, ele nao obedeçe ninguem faz xixi e coco em varios lugares, ou seja nao tenho nenhum controle mesmo sobre ele, e pensei em vender mais nao consigo ja peguei carinho entao estou te pedindo ajuda por favor ou alguma dica!

    ResponderExcluir
  4. Oi Priscila, assim todo filhote de cachorro é assim...é mto raro eles não morderem pra brincar, ou errar as necessidades. Eles tem mta energia, e a gengiva doi mto pq estão nascendo os dentinhos, então eles mordem. Qto a ficar atentando o maior, aqui eles tb fazem isso to com 3 filhotes agora com 4meses e eles atentam os maiores, pulam por cima, puxam a orelha só q eu deixo, pq eles revidam, os adultos não mordem, mas dão uma "bronca" dão um latido forte e i fihote se afasta e assim ele vai aprendendo quem é que manda, quem é o dono da casa. As necessidade demora um pouco mais mesmo... eles não conseguem segurar. Mas se o adulto faz no lugar certo ele tende a copiar. Acho que deixar ele preso não é a solução, pode até piorar....... deixa ele brincar com o adulto, q o adulto vai se impor entende? não pude o pequeno, pq ele vai se revoltar. Tem é q incentivar ele a fazer o xixi no lugarzinho dele. E assim, se quer que ele tenha menos energia, vc precisa sair com ele, passear, brincar pra cansar ele. E vc alimenta ele até umas 8 horas da noite pq dai não terá surpresas de madrugada. A agua vc deixa a vontade, eu sei o que vc ta passando, e é normal, ja passei por isso com 11 ao mesmo tempo.rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpe pelos erros de concordancia, peloamordedeus, escrevi mto rapido!!!! rsrsrsrs

      Excluir
  5. Olá! Minha shitzu tem 3 meses e êh um bebe muito amada! Tenho só um probleminha que ta difícil de corrigir, ela se incomoda muito com o coco e acaba pegando,comendo! De que forma consigo evitar isso?

    ResponderExcluir
  6. humm, nessa idade não é tão imcomum isso não... eles querem brincar, e sim, até com o coco...rsrsrs Coloca pimenta tabasco ( q é mais fraca). q ela vai tentar pegar, e não vai gostar.... ou tenta limpar antes dela ver...

    ResponderExcluir
  7. Olá Carol, preciso de sua orientação, moro em apartamento e tenho vontade de criar um shih tzu, mas diante dos comentários anteriores tenho medo de que ele destrua a casa, faça cocô na casa inteira. Eu estudo no período da manhã e noite geralmente estou as tardes em casa, meu marido está em casa em algumas manhãs e a noite, tenho medo de que nesse intervalo ele venha latir muito. O que eu faço???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Destruir a casa?? todo filhote roe um pouco, mas destruir não o shihtzu... e eles fazem as necessidades tudo certinho, e olha q tenho 8....se ele não ficar o dia inteiro sozinho, tipo das 6 da manha até as 7 da noite, não vai latir não, pois eles não são de latir , ainda mais sendo um só............

      Excluir
  8. Olá.
    Estou querendo comprar um shi tzu, mas soube que eles são muito sensíveis e apresentam muitos problemas de saúde. Acabei ficando em dúvida. O que sua experiência mostra?

    ResponderExcluir
  9. Olá, isso não procede não. O shihtzu tem o estomago um pouco sensivel, isso é verdade, se comer alguma coisa do chão, ou se usar produtos de limpeza mto forte eles vomitam. mas nao tem muitos problemas de saude não, eles são caes fortes , robustos...Todas as raças tem tendencia é claro, isso é normal, mas não quer dizer que vai ter problemas...

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol... que felicidade encontrar seu blog, vai me ajudar a me decidir.

    Bom, o ano passado comprei uma shithzu, linda... mas devolvi, nao consegui deixa-la sozinha, isso me causava muito sofrimento. Moro sozinha e fico fora de casa das 7 às 5h. Tenho muita vontade de ter um caozinho comigo pra me fazer companhia... mas fico preocupada com ele tambem. Já vivo sozinha e sei que nao é nada bom. Moro em apartamento, tenho somente a area de servoço para deixa-lo, pelo menos até ensina-lo a fazer as necessidades. Leio muito sobre a raça e muitas são as opiniões diferentes, uns dizem que sofrem de ansiedade, depressão, tristeza... fico com medo. Pela sua experiencia, o que me diz?! Vou aguardar ansiosa sua resposta. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade, Ivone. Se voce pudesse deixar na area toda do apto era melhor.... area de serviço é mto pequena , até pq o shihtzu não gosta de comer, dormir e fazer as necessidades no mesmo ambiente... eles gostam de tudo separado. E numa area pequena não dá pra fazer isso.... Tem uma opção, se vc comprar um shihtzu jovem ou adulto, que já sabe fazer o xixi no local certo seria o ideal, pois filhotes aprendem, mas demora um pouco.

      Excluir
    2. Muito obrigada Carol pela sua atenção... mas, fiquei tristinha... :(
      A minha idéia é deixa-la entre a area de serviço, cozinha e corredor para os quartos, mas, somente depois que aprender a fazer as necessidades no lugar certinho! Mas, me ajudou bastante, muito obrigada mesmo!!!

      Aproveitando a oportunidade, vi que tambem são criadores, moro na Bahia, os filhotinhos de voces já veem treinados para as necessidades?

      Até mais,

      Excluir
    3. Meu shih tzu eh perfeito, jah tem quase 9 meses e aprende td direitinho (exceto.parar de comer plantinhas e pegar pedrinhas...) mas ele tem um relogio interno que nao falha de maneira nenhuma.. Td dia 7h da manha ele acorda e comeca a correr em volta da cama.. Reclamando, pulando e chorando ate q eu acorde e desca com ele... E descer pra ele fazer as necessidaded e voltar pra cama deixando ele soh, fora de cogitacao.. Ele late ate alguem descer pra ficar com ele.. Nao sei o q fazer..

      Excluir
  11. Tenho um adulto que é assim.... qdo quer ir no jardim na frente da casa fica reclamando até ir com ele.... ele não se sente seguro só.... é mais dependente. Eu acho bom ele ter esse relogio que não falha, isso é ótimo, significa que pode ser mto fácil ensinar ele comandos. Mas o que incomoda voce?

    ResponderExcluir
  12. Olá!!!Comprei uma filhota de shih tzu recentemente,ela está com 2 meses.Fazem exatamente 15dias que ela está em nosso lar.Mas estou um pouco preocupada!!Pesquizei mtas raças antes de decidir por está pois tenho 2 filhas ,uma de 9 e outra de 8 e queriamos mto uma raça que gostasse de crianças e de colo.Mas no momento quando queremos ficar com ela no colo,fazer carinho,dar bjinhos....ela rosna e faz como se fosse avançar.Não sei se isso é um comportamento que pra ela possa ser brincadeira ou se devo começar a me preocupar com esse temperamento.Gostaria que me tirasse essa dúvida,pq aqui todos nós estamos mto apaixonados por ela,só damos carinho e amor.E minhas filhas não são aquelas crianças chatas que vivem pertubando,até pq já são crescidas e entendem bem como devem brincar com a cadelinha.Aguardo resposta e espero que possam me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, então o shihtzu não tem esse comportamento, até mesmo com crianças mais agitadas e que puxam e pegam no colo os shihtzus deixam fazer de tudo com eles... eles adoram crianças .... Se for rosnar pra brincar até é aceitável mas mesmo assim não é um comportamento comum do shihtzu... a questão é... voce comprou de um criador sério? ou comprou de uma petshop. É uma questão de procedência, muitas vezes o que está acontecendo hoje em dia é pessoas "criadores" vendendo mistura de shihtzu com lhasa, pois filhote são quase identicos. O comportamento do lhasa é diferente, eles são mais brabinhos e não gostam de crinças, e se há um acasalamento desse tipo, acaba pegando esse temperamento do lhasa.... Bom, eu aconselharia um adestrador. Em uma semana ele resolve isso, tem que tirar logo esse temperamento, pq adulto ele pode continuar assim...

      Excluir
  13. Carol, que otimo achar seu blog.
    Tenho uma shih tzu adulta, 5 anos já.. Adotei ela faz uma semana de uma criadora que nao cuidava dela, tanto que ela estava toda suja, empelotada dos pés a cabeça, e muito medrosa. Ela é muito quietinha, até demais... A maior parte do tempo fica só deitada, nao brinca nem nada, comprei uma guia pra ver se passeava com ela, mas quando coloco ela deita no chao e nao tem quem faça ela se leantar pra andar um pouquinho.
    O que eu faço??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, pelo jeito não cuidava direito dela, e parece q tinha medo, alguma coisa tinha neh, ainda bem que vc pegou ela...tem q ter paciencia com ela, primeiro ela tem q se sentir a vontade com voce... pega ela no colo, dá bastante carinho e amor. dá uns petisquinhos pra ela, não sei se ela já tem nome, ou vc deu outro, mas chame por ela com um petisquinho, algo q ela goste de comer, mas tudo com mta calma e paciencia.... passeia com ela mas no colo por enquanto. Primeiro ela tem q confiar em voce. O que ela tá precisando é de mto amor!!!

      Excluir
    2. O Nome é Donatela, preferimos deixar o mesmo porque ela já tem 5 anos entao deve estar acostumada ja... Levamos ela no vet e ate com conjuntivite ela esta.. Estamos tratando, ela ja esta mais soltinha na casa, mas qnd me ve se encolhe todinha, tadinha!
      Bem, vou tentar fazer isso que voce falou. Compramos ossinhos e dou muito carinho pra ela. Espero que se anime!

      Excluir
  14. Oi Carol, gostei mt do seu blog, li a maioria das dúvidas da galera aqui, e tem uma coisa que me entristece, não tem como gente, ter cachorro e não querer que lata, morda algumas coisinhas, faça xixi e coco, se não quer essas coisas tenha um de pelúcia, desculpa galera, mas fico meio revoltada, pq essas coisas são próprias do animal, pode ser amenizada, mas se vc tem nojo dessas coisas, na minha humilde opinião, não deve ter um cão, pense mt antes disso, pq os bichinhos sofrem a rejeição da gente, se tivermos mts limites, mts regras, vamos contra a natureza deles e vamos ter um bichinho infeliz.

    ResponderExcluir
  15. é verdade...acho dificil querer ter um cão, q não lata, q não chore, que não faça xixi... é melhor que não tenha então neh! se não tem paciencia e se acha q n vai dar conta... não tenha um cão. pq a pessoa e o cachorro vão ser infelizes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      gostaria de um machinho...Quanto fica o envio para o RJ?(andreasgon@hotmail.com)

      Saio para trabalhar às 13h e retorno às 23h.É possível ele ficar esse tempo sozinho?

      Aguardo,

      Andréa

      Excluir
  16. Olá Carol,tudo bem?
    Eu queria muito um cachorrinho da raça shitzu mais como eu saio muito tenho dó de deixa-lo sozinho,gostaria de saber se eles se adaptam bem a minha rotina,e se eles aceitam a bolsa de transporte?

    desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  17. Oi... Por favor carol, me ajude! Comprei um shih tzu de 5 meses, ele e uma fofura... carinhoso e muito higienico. Mas come pouquinho... comprei uma racao de boa qualidade, coloco cenoura ou carne picadinha cozida mais nao adianta. Nao me parece doente pois as fazes e urina estao normais e brinca muito conosco.... to muito preocupada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quanto tempo ele está ai com voce? eles demoram um pouco pra se adaptarem, e pra comer pode até demorar um pouco... deve ser muita excitação eu acho... ambiente novo... a carne era pra ter comido, mas como ele não costumava comer, eles estranham... se ele está bem, brinca, e faz as coisinhas deve ser só essa adaptação... eles podem ser um pouco chatinhos pra comer mesmo, tenho uma aqui que só gosta de biliscar.... rsrsrs

      Excluir
  18. Oi Carol, tudo bem? tenho uma shihtzu de 5 meses, ela é muito apegada a mim, moro sozinha e como trabalho ela se adaptou bem em ficar sozinha quando chego em casa é uma festa, só que neste fim de semana deixei ela na casa dos meus pais por motivo de viagem ela ficou 4 dias la, quando ela chegou na minha casa estava muito tristinha quietinha não brinca só fica deitada, minha mãe acha que é pq se apegou a minha mãe, vc sabe me responder o pq dessa tristeza? to muito preocupada
    Desde ja agradeço pela atenção

    ResponderExcluir
  19. A pergunta é, o que os teus pais deram pra ela lá que ela tá sentindo falta??? rsrsrs Primeira coisa, é casa? ela brincou no jardim, como foi a rotina dela lá, se ela comeu algo do chão, ela vomita? ela só está quieta é isso? Pode ser sim q ela tenha se apegado a sua mãe ou até como é casa, e tem quintal eles gostam né? ( se for casa )... eu tb morava em apto e eu via a diferença, elas amavam brincar na grama etc... tanto q eu me mudei pra uma casa por causa delas...... ou de repente tb vc deixa ela muito sozinha e com seus pais eles ficaram o tempo todo presente....

    ResponderExcluir
  20. Oi Carol!! Estou querendo muito um shihtzu, mas eu já tive uma experiência ruim com outro amiguinho (ele era mistura de poodle e lhasa), ele rosnava e ate chegou a nos morder, por esse motivo levei para morar em um sitio de amigos. Gostaria de saber se esse comportamento é normal na raça shihtzu, queria um amiguinho bem calminho e tranquilo pois é como somos em casa, quase não saio e gostaria de um companheiro! Por favor me dê sua opinião! Obrigada :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o lhasa tem temperamento bem diferente do shihtzu, eles são sim bravinhos...o shihtzu é calmo demais, vc pode até tropeçar nele ,q ele nem vai se mexer ( um exemplo ) por isso é tão indicado para crianças, claro q se machucar , ele vai sair correndo, mas morder, jamais.

      Excluir
    2. AH entendi, muitooo obrigada Carol acho que vou decidir por shihtzu mesmo!! Beijao obrigada de novo <33

      Excluir
  21. oi bom dia eu tenho um filhote de 2 meses, o nome dele é bolota ele gosta muito de morde não sei se é por que minha filha brinca muito com ele,eu digo não mais mesmo assim ele morde muito eu até acho que ele esta ficando bravo será,não sei gosto muito dele e minha filha tb, bem durante o dia ele gosta de dormi bem escondidinho em lugar frio talvez por minha casa ser muito quente gostaria de saber se o comportamento dele vai mudar e se ele não vai ser um cachorro bravo.bjs e o brigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é da idade.... qdo ele ficar mais jovem ele vai parar de morder tudo...rsrsrsrs

      Excluir
  22. Olá! Vou ganhar um shiih tzu machinho mês que vem. Estou com uma dúvida, pode me ajudar por favor? Me disseram que qdo for deixa-lo sozinho que é melhor prende-lo num comodo apenas do apto, até mesmo pra dar limites. Pensei em prender no meu quarto já que a area de serviço é muitoooo pequena e meu quarto é maior. Só que nesse caso posso por o tapete higienico dele no quarto qdo for prende-lo lá? Porque vou ensina-lo a fazer na area de serviço, mas e qdo eu sair e coloca-lo no quarto? Levo o tapete pra lá? Meu apto é pequeno, rsrs. Essa é minha unica duvida...ahh e se o comportamento do macho é melhor ou pior que o da femea? Bjuss e obrigada!

    ResponderExcluir
  23. Oi Carol, como já te disse a Meg ainda é muito pequena e ela odeia andar de carro..
    no colo, no chão em qualquer lugar ela chora demais, todos os finais de semanas vamos almoçar ou na minha sogra ou na minha cunhada e levamos ela para brincar com a Maltes da minha cunhada, mas até chegarmos lá ela chora o caminho todo não sei o que faço.. quero acostumar ela andar de carro até mesmo para leva-la ao veterinário ou ao pet shop.. como devo agir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só se acostuma andando de carro...rsrsrs leva petiscos pra ela dentro do carro e vai dando pra ela, assimilar passeio com recompensa.... e logo ela acostuma...

      Excluir
  24. Você pode tentar deixar em um comodo sim ( não pequeno ) deixa tapete higienico de um lado e a agua e comida do outro ( bem longe ) Eu acho que com filhote voce até consegue fazer isso por um tempo, mas depois que ficar jovem vai ficar dificil, vc vai ter que deixa-lo livre no apartamento, se ele aprender a fazer tudo certinho, não tem mal nenhum em deixar solto, eles dormem boa parte do tempo. Se quer acostumar nos dois lugares vc deve fazer duas areas de banheiro pra ele fixa. O comportamente do macho é ser mais calmo ( minha opinião ) mas depende tb , é relativo.

    ResponderExcluir
  25. Olá tenho um shihtzu de 3 anos, e ele é muito apegado a mim, não desgruda um minuto quando estou em casa, vou me mudar de país e não posso levar ele, ele pode morrer de depressão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ficar doente sim... voce pretende deixar ele com alguem da familia seria melhor... mas eles sentem sim... não é facil...

      Excluir
  26. Carol por favor me ajude. O meu filhotinho de shiih tzu tem 30 dias de vida, ele ainda está com os pais e só vou busca-lo no final do mês. Mas como os pais dele são de uma amiga minha eu sempre vou ver eles. Ontem percebi que ele ainda não tá andando direito. Ele anda mais com as patas da frente, as traseiras ele tenta mas escorrega e elas abrem para os lados, meio escorregando, é até engraçado rsrs. Isso pode ser normal ou não? Com 30 dias ele já teria que andar bem? A minha amiga disse que uma da ninhada anterior foi assim, mas com 50 dias ela andou normal. Ele é bem gordinho, será que é o peso? To angustiada. Me ajude aí com sua opinião. Obrigada! Bjuss Flávia

    ResponderExcluir
  27. Pode ser do peso sim e da idade.... e já que voce vai pegá-lo mais tarde até lá, vc vai perceber se ele estará andando normalmente....mas 30 dias, e gordinho...rsrsrs eles tem mais dificuldade de se manterem em pé.

    ResponderExcluir
  28. Oi carol, tudo bem? Deixa eu te explicar o meu atual problema, rsrs. Estou com meu filhotinho de 2 meses em casa já, se chama mingau. Ele tá fazendo xixi e coco pela casa, eu coloquei tapete higiênico num canto do meu quarto, e a caminha dele no outro canto com os brinquedos. Ele só acertou o xixi no tapete 3 vezes e porque eu levei ele e falei xixi e ele fez e eu recompensei com petisco e festa. Mas ele erra muito, rsrs. Eu uso pipi dog e tbm o spray repelente pra limpar, mas não anda adiantando. To pensando em mudar o tapete de local. Minha área de serviço é muito pequena, por isso coloco no meu quarto que é maior. E outra, quando eu vou trabalhar ele fica mais ou menos 6 a 7 horas sozinho, prendo ele no meu quarto, isso tá correto? Me falaram que é melhor prender enquanto ele não se educar, tipo restringir ele num local. Mas tenho minhas dúvidas porque meu apto é tão pequeno que não vejo mal em deixa-lo solto enquanto estou fora. Porém quando eu chego do trabalho não tem xixi e coco nenhum...mas assim que eu solto ele aí ele vai pra sala e faz. Me ajude carol, o que posso fazer? Prendo ou deixo solto? Tapete hig no quarto ou não? Brigo quando ele fizer no local errado e mostro o lugar certo ou ignoro quando ele fizer no errado e recompenso quando fizer no certo? Estou cheiasss de dúvidassss, rsrs. Por favor assim que puder me responde. Bjoss e feliz ano novo! Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia, na idade que ele está é complicado ele acertar sempre, o que voce pode fazer é só tentar ensinar, dar petisco qdo acertar e ignorar qdo errar.... ele vai aprender, mas demora.... eu deixaria ele solto sim, mas cuida para não ter fios expostos, algo que seja perigoso pra ele.... eu acho que ele está trancando as necessidades, não sei....mas pode estar. Deixa ele solto, coloca tapetinho em alguns lugares, deixa agua e se quiser a comida. É muito ruim ficar preso em um comodo tanto tempo.... beijoss

      Excluir
  29. Carol bom dia! Meu nome é Kellem e preciso muito de sua ajuda: adotamos um shi tzu semana passada. Tem 1 aninho é um macho super dócil, fofo. Eu e meu marido passamos o dia todo fora trabalhando. Ele fica sozinho das 8:00 as 18:30 horas. Moro em apartamento e meus vizinhos estão reclamando que ele late muito e fica arranhando a porta da sala. O que eu faço, me ajuda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kellem, o que acontece é que ele acorda e logo voce já sai...então ele já acorda querendo brincar, etc... o que voce deveria fazer é acordar mais cedo e dar uma caminhada com ele na rua...eles cansam bem rapido e logo vai querer voltar pra casa... acho que 30m é suficiente, dai ele já chegará em casa cansado. Quando voce sair, deixa a TV ligada pra não ficar aquele silencio.... brinquedos , e etc... isso funciona, qdo eu saio de casa, ou qdo já estou me arrumando eles começam a se agitar pq sabem que vou sair.... eu deixo tv ligada, deixo eles soltos dentro de casa, tem caminhas etc... e saio.... ( não me despeço simplismete saio ). eles latem um pouco, coisa de segundos, e pronto... só que aqui são 6. Ai no teu caso como ele é sozinho talvez ele sinta mais falta de ter um companheirinho, de repente vc adota um amiguinho pra ele né........ tenta fazer isso que eu te falei de cansar ele antes de voce ir trabalhar....

      Excluir
  30. Olá Carol! Ganhei um Shih tzu esta com 50 dias, ainda come papinha e não tem dentinhos. Ele dorme muito, do tipo de estar brincando e de repente desmaia e nada faz ele acordar. Estamos tentando mante-lo acordado, pois quando chega de noite ele não dorme. Queremos ensinar a fazer as necessidades na área de serviço, então para dormir ele fica lá, de um lado a cama com ventilador( ele é muito calorento) e do outro aquele tapete como se fosse a frauda, pois quando tentei colocar no quarto ele fica chorando tentando subir na cama, e fico com medo de não acordar e ele cair. No primeiro dia não dormi, ele brincava adormecia, dava um tempo acordava e pedia pra subir no sofá, foi a noite toda assim. Essa noite estávamos esgotados e coloquei ele na área de serviço, ele chorou mas acabou dormindo, de madrugada levantei pra verificar e continuava a dormir, só quando ele ouviu que um da casa acordou não parou de chorar e latir até sair de lá. Tive um poodle e fazia ele dormir no colo e colocava numa caixa alta para ele não sair e dormia a noite toda. Agora não sei como agir com esse? A ideia de ser shih tzu é porque informaram que ele tinha uma resistência maior para ficar sozinho e era aconselhado para apartamento. Saio pra trabalhar entre 7:30 e 8hs, minha filha chega da escola 14hs e fica cuidando dele, deixa ele solto para circular na sala, cozinha e área de serviço. Observei que ele já identifica onde esta a agua e a comida(tb na área) e retorna pra brincar para onde estamos. De verdade estou assustada, mas não posso coloca-lo no quarto, pois o acordado para ter um cãozinho é que ele não dormiria no quarto, pelo menos não enquanto não aprendesse a fazer as necessidades no lugar certo. Estou desesperada, preciso dormir de noite, mas me corta o coração ouvir ele chorar, meu esposo mesmo deitou com ele na área de serviço até ele dormir. Por favor precisamos de ajuda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, então filhote é filhote... independente da raça... ele ainda não tem o temperamento de shihtzu digamos assim, ele é filhote. Eu achei bem cedo 50 dias para pegar, ainda é mto bebe, e é pior pq ele choram mais. O que eu costumo fazer é... colocar no quarto, numa caminha ao lado da sua cama. Não adianta voce querer acostumar ele agora na area de serviço pq é complicado... ele vai pedir pra subir, vc vai e deixa o braço pra ele, não pega ele, só estende o braço no chão e faz carinho, ou deixa ali parado, pq o que ele querem é só saber que voce está ali, eu faço isso com uma das minhas ( adultas ) que tem medo de temporal... e assim ele vai sentir o teu cheiro e vai dormir, só o teu braço é que vai ficar indo e vindo..rsrsrs melhor do que ele ficar chorando. E o ideal é cansar ele durante o dia, pedir para sua filha cansar ele durante o dia todo, brincar, fazer ele correr.... que a noite ele vai desmaiar. E qdo sair de casa, tenta deixar ele em um lugar maior, não sei... use tapetes higienicos, ou a gradezinha pra ele, mas para ensinar vc precisa usar mais de um , não adianta colocar só um tapetinho, pq com o tempo vc vai diminuindo a quantidade, até q ele faça xixi só em um lugar. E demora pra aprender, vc vai ter que ter paciencia, pq eles não conseguem segurar o xixi por isso fazer assim de qualquer jeito, vem a vontade e eles fazem. Lá pelo 4 mes é que ele vai entender tudo. E com 1 ano é que ele vai ser o shihtzu que dorme o dia todo... pq eles se acalmam , qdo adultos! Isso que não é a raça mais agitada, eles são bem mais calmos.... Só que voce quer um shihtzu que seja calmo, mas filhote é dificil mesmo, é igual bebe. Mas passa tão rapido que vc nem sente.... deixa ele no quarto por enquanto, depois qdo ficar maiorzinho vc muda ele de local, pq eles aprendem depois tb, fica tranquila.

      Excluir
  31. Ola Carol ganhei um shihtzu macho chamando tick de 6 anos , pois a dona não o queria mais , mais ele esta brigando muito com a minha chow chow , Laila ,Laila é uma chow chow muito calminha mansa e meiga já o tick e bem nervosinho minha filha de 3 anos foi passar a mão nele ele rosnou e logo em seguida a mordeu ,agora estou com um problema terrivel pois toda a vez q ele ver minha filha q morder ela , ela ficou traumatizada come ele assim q vê começa a chorar , mais com a minha outra chow chow não não sei o q fazer pois não posso deixar o shithzu com a chow q ele avança dela e nem perto da minha filha as vezes penso q ele se apegou a mim e ficou com ciume estou pensado seriamente em devolver ele a antiga dona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, o shihtzu não age assim... eu acho que esse shihtzu que voce pegou era maltratado... é so o que me resta te falar... acho que a dona como não queria mais já deve ter uma ideia... um shihtzu pra ser assim, ou não é shihtzu, ou foi maltratado.... e ele ataca por medo...insegurança... acho que a sua solução seria um adestrador, ele resolve isso rapidinho... ele só precisa ter confiança em voces. Acho que ele merece um chance... agora se voce devolver, acredito que a antiga dona vai por ele na rua....

      Excluir
    2. olá carol! estou com problema tbm aqui com meu shihtzu aqui , eu comprei o billy ele estava com 10 meses e sempre foi timido e medroso , só que agora tive q tosar e sentir q ele piorou late muito , tem medo de tudo muito arisco . Não sei se onde morava maltratavam ele , enfim tá muito diferente pois geralmente pos shihtzus são calmos doceis , não sei o que fazer?

      Excluir
  32. É q tem cães que podem reagir assim com a tosa.... a maioria se esconde, fica com vergonha, pode ficar até tristes...mas isso muda logo, uns dias e eles se acostumam... se foi depois da tosa que ele mudou, é da tosa.

    ResponderExcluir
  33. Oi Carol Bom Dia !!! tenho um shitzu macho de 7 anos ele é super calminho e arinho, porém de uns 2 anos pra ca ele tem chorado muito as noites e quando saímos e deixamos ele em casa chora e late tanto que o vizinhos não aguentam mais e reclamam muito . Veja bem , ele nunca fez isso sempre saímos , passamos o dia fora e ele nunca chorou e latiu , o que faço esta noite não dormi por causa dele ficar chorando , fez xix na casa toda de bira ! meu marido que dar ele embora .Obrigada e bjs Renta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vcs mudaram algo na rotina? Pq não existe motivos para isso, será que ele não está com algum problema interno? vcs levaram ele no veterinário? ainda mais um cão com 7 anos né...... eu acho que seria interessante fazer um checkup nele ja que ele tem 7 anos, e já é considerado uma idade mais avançada... talvez seja psicológico, mas pode ser físico tb. Não dê um cão de 7 anos, não faça isso por favor!!

      Excluir
  34. Olá Carol, ganhei um shihtzu agora, ele tem 50 dias e é muito fofo, adora brincar, dorme direitinho e ainda não tem dentinhos, bom estou dando a ração que o Pet sugeriu amolecida com agua morna e aparentemente esta tudo bem, mas não faço "papinha" é isso mesmo? Outra coisa que está me preocupando bastante, ele é super bonzinho mas quando pegamos ele no colo sem que ele queira, ele fica muito bravo mesmo, rosna, e morde como se estivesse completamente descontrolado, claro que não machuca por ele ainda não ter dentes, mas isso vai durar pouco tempo e ai, o que eu faço???? Detalhe: ele tem pedigree, mesmo assim pode não ser verdadeiro???? O que eu faço???

    ResponderExcluir
  35. Oi Carol, preciso saber sobre o comportamento do Shih tzu macho, ele esta com 5 pra 6 meses, na cor marrom, lindo, só que ele não é tão quieto como vejo nos videos na internet, não fica quieto para pentear ou fazer xukinhas na franja, ele pula na gente toda momento ainda mais quando tem mais gente na mesmo lugar, sem dizer que eu e meu marido juntos ele pula em cima late sem parar, parece que tem ciumes de nós juntos. mas não quero castra lo, pois pretendo ficar com uma filhote dele futuramente, ele fica trasando a ursinha que dei p ele desde pequeno rs, ai ele acostumou e não pega nosso pé e nem as visitas, menos mal. o pintinho dele tbm quando ta pra fora sai junto 2 bolinhas é normal ? e os pelos deles ficam arrastando no chão depois de quanto tempo de vida? 8 meses ..12..

    muito obrigada desde ja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, esse é taradinho...rsrsrs ele vai acalmar, ele está naquela fase adolescente sabe... o pêlo até o chão demora uns 2 anos... é normal sim sair tudo pra fora...rsrsrsrs

      Excluir

Deixe o seu comentário,dúvida ou sugestão para nós!
Assim que puder responderei!!
Obrigada,
Carolina

MON AMOUR MEGAN Kennel - Especializado em Shih-Tzu