1 2 3

Olhos Do Shih tzu .::CUIDADOS ::.


Bom, todos sabem que o Shih tzu tem os olhos grandes e proeminentes que se requer alguns cuidados...


Os olhos devem ser limpos regularmente (pois esta limpeza retira a secreção na qual se acumulam microorganismos que podem gerar infecções) e os donos precisam providenciar para que o ambiente não tenha objetos perigosos, como plantas espinhosas e enfeites pontiagudos.


Além disso, deve estar atentos a qualquer sinal de lesão, o que requer uma visita imediata ao veterinário. A úlcera de córnea geralmente é causada por ferimentos na vista,e visualmente fica uma manchinha azulada no olho lesionado. Lacrimeja mais do que o normal e na maioria dos casos eles nem conseguem abrir os olhinhos criando uma secreção  fazendo muitas vezes os olhos grudarem. Então é pq tem algum problema.

Bom, a limpeza é com Soro Fisiológico .É bom fazer essa limpeza diáriamente, pois esses cães tem mais secreções nos olhos do que os outros.
Molha um pouco o algodão e faz a limpeza, os filhotes não gostam muito, mas logo se acostumam!
E fique atento a manchinhas, vermelhões, e mantenha o cão com os olhos limpos.

Úlcera da Córnea tem cura se houver tratamento com colírio específico, o tratamento dura em torno de 10 dias com colar Elisabetano.

Qualquer dúvida estamos á disposição.

Beijos

96 Comentários:

  1. Oi, Carol!

    Eu passo soro fisiológico diariamente no Aurélio, mas nessa última semana a lagriminha dele começou a ter um cheiro muito ruim! E não sei o que fazer. Eu estava introduzindo outra ração, mas muito pouco mesmo e não sei se essa pequena quantidade da outra ração que deu esse efeito.

    No pet shop, me indicaram uma toalhinha da pet society para limpeza e eliminação de cheiros desagradáveis para várias partes do corpo, inclusive olhinhos. Vou experimentar.

    Se vc souber de alguma dica para mim, gostaria mt!

    Bjos!

    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Adriana !
      minha shitzu é um bebê tem 2 meses e 5 dias e apareceu hoje com essa manchinha nos olhos azulada e acordou hoje com o olhinho grudado, mas nesses 3 dias que estou com ela, estou sempre lavando olhinho com soro fisiológico. A gora estou preucupada com ela, tem cura mesmo???

      camilla

      Excluir
    2. Olá Camila! Meu nome é carolina..rsrsrs

      Mas assim, ela está com todos os sintomas de ulcera de cornea sim! olhos azulados, manchado, e olhos grudados. Voce pode compra o colirio ciprovet e passar 1x ao dia durante 10 dias, apenas no olho afetado, e tentar limpar com soro. Isso acontece mto, eles mesmo se machucam sozinhos... Mas eu so estou falando isso, pq eu tenho certeza que é ulcera. Mas se quiser ir no veterinario , ele vai fazer um exame de contraste e vai detectar a ulcera. Se usar logo o colirio vai curar...vai cicatrizar, o q não pode é deixar assim... ai ela pode até perder a visão.

      Excluir
    3. Ola carol!! desculpa pela confusão dos nomes rsrsr

      Mais então desde o dia 23 de maio estou usando o ciprovet 4x ao dia a veterinária me disse, mais será que passo so 1x ao dia? o olho já ta cicatrizado, mais vou continuar o tratamento durante os 10 dias. Ah eu devo lavar o olhoates com o soro fisiológico e depois passar o ciprovet é esse o certo??
      Obrigada
      Carol

      Excluir
    4. 4x ao dia? nossa.... coloca 1x ao dia sim, já esta cicatrizado. Não lava não, pq dai vc tira o colirio.... so passa o colirio agora.

      Excluir
    5. Oi Carol! Apareceu ontem na minha bebê esses sintomas, o olhinho esta bem feio. Hoje mesmo já levei na vet. Ela me receitou o colírio por 15 dias 2x ao dia. Demora a melhorar? Estou preocupada! Eu lavo o olho com soro e após passo o colírio.

      Excluir
  2. Oi Adriana!

    Deve ser da ração sim.
    A toalhinha limpa, mas não cura.
    O que vc faz é voltar na mesma ração usada anteriormente, pois os problemas de lágrima quase sempre é da ração.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Carol,

    Brigadinha pela dica!

    Vou testar aqui e depois conto, tá bom?!

    Bjo!

    ResponderExcluir
  4. olá! Eu fui viajar e deixei minha shitzu com sua ex dona, acontece que ela acabou na veterinária com o olho saltado, a ex dona disse que já estava vermelho desde o dia anterior. A veterinaria conseguiu botar o olhinho no lugar e fez um ponto. Agora ela está com colar e fazendo um tratamento com dois tipos de colírios. Eu queria saber se esse problema dos cílios pode saltar o olho? A veterinária disse que qualquer pancada ou até mesmo pular de um lugar muito alto, pode causar isso em shitzus.

    Se alguem souber, por favor ME AJUDA!
    obrigada

    ResponderExcluir
  5. Apos a limpezados olhos, acaba umidecendo alguns pelôs proximo, o ideal é secar no secador? Tentei secar apos a limpeza a Bella não gostou não, deixei o secador numa distancia de 30cm pra mais do rostinho dela. Acho q não secou nada. Você tem alguma dica pra me ajudar? Estou fazendo alguma coisa errada??

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol, acho que já te respondi pelo forms.

    Mas isso pode acontecer mesmo, não por causa do cilio, mas pelo olho do shihtzu ser saltado mesmo, e realmente uma pancada pode fazer ele sair um pouco mais.

    ResponderExcluir
  7. Oi Daiana

    É eu não costumo secar não, deixo que seca sozinho, pois não é bom secar ali próximo dos olhos, pois eles tem os olhos mto saltados e isso pode resseca-lo demais, e isso é problema para um shihtzu. Só seque qdo for necessario, no dia do banho e mesmo assim tenha cuidado com os olhos deles.

    ResponderExcluir
  8. Ola eu tenho uma menininha de 1 ano e 5 meses e queria saber se existe algum colírio que possa ser usado regularmente??

    ResponderExcluir
  9. Sim, um colirio suave pode ser usado. Deve ter em petshops!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia! Percebi ontem que o olhinho da minha "Flor", está muito vermelho, o que pode ter acontecido?
    Pode ter sido o próprio pelo dela? Eu só estou limpando com soro fisiológico, tem mais alguma dica pra me dar? Um grande abraço! Parabéns pelo blog maravilhoso...

    ResponderExcluir
  11. Depois de atuar na área de medicamentos veterinários vou dar a dica que alguns remédios caríssimos dos nossos pets podem ser encontrados na farmácia do lado da sua casa por 1\3 ou menos do valor, caso do milagroso Angel Eyes que é usado por conta das lágrimas, é é a mesma fórmula do periodontil, minha dica é que achem o remédio de seus pets e vejam a fórmula e coloquem-na no google, ficaram surpresos com o resultado. Eu sou contra remédios só para fins estéticos, limpo o olho da minha com água boricada ou soro, limpo bem, mantenho aparado os pelinhos e uso um colírio infantil , desculpa mas não tenho a fórmula aqui comigo, mas é a mesma de um colírio absurdamente caro no pet shop, boa sorte =)

    ResponderExcluir
  12. é verdade, são caríssimos!! obrigada pela dica!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá

    Minha cachorrinha está com uma mancha Branca meia azulada em um dos seis olhinhos?
    O que será isso?

    ResponderExcluir
  14. É uma úlcera de cornea. Vc precisa pingar um colirio especifico, que o veterinario vai te indicar.

    ResponderExcluir
  15. Olá, mesmo a águia boricada não sendo confiável para lavar os olhinhos dos bb shih tzu, é adequado ta usando ainda mais em filhotes? Como no meu caso minha bb tem 2 meses dia 03/02 faz 3? Posso fazer um soro caseiro: água, sal e acuçar para limpar os olhinhos dela?

    ResponderExcluir
  16. Oi gostaria de saber, meu shitzu esta com o olho vermelho, o que sera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O shihtzu tem um pouco olhos vermelhos, pode ser q ele tenha machucado de algum jeito, ele mesmo, ou entrou pelo dentro do olho, pode não ser nada, mas tb dependendo do caso pode ser alguma coisa, uma conjuntivite, isso só vendo mesmo no veterinario.

      Excluir
  17. Olá, tenho um bebe de 3 meses, e estou percebendo que ele é muito quietinho, ele não faz bagunça, gosta muito de colo,isso é normal?
    Pois andei lendo sobre eles, e dizia que eles gostam muito de brincar, mas o Bill não brinca.

    Beijos Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tem filhote que é mais calmo, mas medroso... se ele interage com vc, come e bebe agua, tá tudo certo.

      Excluir
  18. e verdade que se o cão da raça shihtzu se estresar seu olho cai

    ResponderExcluir
  19. meu bebe tem 3 meses em na parte de cima aonde tem o cilios tem um machucadinho e ta vermelhinho o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser um machucadinho mesmo... ele deixa mexer ? acha que dói qdo mexe? pode ter machucado sem querer... ela vai pra petshop?

      Excluir
  20. Oi gente!
    Hoje levei um susto do tamanho do mundo com a Jade no veterinário. Ela precisou tirar sangue pra fazer os exames pra castrar, até ai tudo bem. Só que qnd terminou e olhei pra ela, seu olho direito estava esbugalhado e seco! Gente minha mãe (a vó da Jade rs...) começou a chorar e querer bater na veterinária. Como eu tinha lido que os olhos podem saltar mais que o normal, tentei ficar calma e perguntei se poderia ser o stress ou medo do procedimento... a veterinária com medo da minha mãe concordou comigo, mas falou q ia aplicar corticoide e dipirona pra ver se ela melhorava. Fiz testes como aproximar a mão perto dos olhos dela e eles não se mexiam! A pupila estava enorme e não conseguia ver a íris dela! Aos poucos foi voltando e a pupila diminuindo, eu comecei a chorar (não sou de ferro né) Graças a Deus foi só um susto, por causa do medicamento ela ficou quietinha e tá deitadinha, mas ela levanta pra comer, tomar água e fazer suas necessidades normalmente.
    Alguém já passou por isso? Espero que não viu, foi uma sensação horrível!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente eu nunca soube de historia assim, de soltar os olhos por medo! mas acho que foi o caso dela sim... muito medo mesmo. Eu ia entrar em panico igual!!!! eu ja soube do olho pular pra fora qdo a moça do pet puxou mto o cabelo dela na cabeça...mas deve ter machucado ela mesmo! tem shihtzu q tem o olho bem esbugalhado mesmo! tadinha!!!!! que baita susto!!!!!! beijoss

      Excluir
  21. oi estou desesperada minha shih-tzu,tem um reflexo vermelho nos dois olhos o que será?

    ResponderExcluir
  22. como assim reflexo? pq os caes em algum momento principalmente a noite tem olhos q dão um reflexo mesmo, uns verdes, amarelos....mas não sei, vermelho pode ser tb acho...mas se vc quiser me mandar uma foto....

    ResponderExcluir
  23. Olá meu nome é Luzia adotei um shitzu de um ano e meio aproximadamente, ele teve ulcera no olho esquerso esta com uma membrana branca embaçada, a veterinária tratou com corticoide e antibiotico, eu o adotei assim mesmo ele é docil, brincalhao come racao e bebe agua normal; ainda nao ouvi chorar e nem latir a veterinaria disse que mesmo assimele esta enchergando, gostaria de saber se tem algo mais que eu posso fazer com ele para ajudar, posso usar agua boricada,sorro fisiologico, ou outro colirio infantil?Aguardo orientaçao obrigado Luzia

    ResponderExcluir
  24. Não, a ulcera de cornea fica assim mesmo, o olho depois fica meio branco, no meio, parece uma nuvem... mas eles enchergam sim, mas um pouco menos do que antes, a mancha é a lesão neh... se ele ja esta´curado, já cicatrizou o olho então não tem mais o que fazer... pq a mancha não sai mais. Para limpar os olhinhos é bom usar soro fisiologico.

    ResponderExcluir
  25. Maria Fernanda,
    Meu cãozinho tem o olho muito pra fora, ele tem a pelagem preta e os olhos também, é todo preto não tem o branquinho do olho. Existe algum medicamento para o olho não ficar tão pra fora? morro de nervoso.

    ResponderExcluir
  26. Olá, desculpe, mas meu nome é carolina. O shihtzu quase não tem branco no olho mesmo e podem muitas vezes ser saltados demais... uns mais outros menos, não tem medicação pra isso, é o formato dos olhos. Só tens que tomar mais cuidado....

    ResponderExcluir
  27. Obrigada Carol!! muito bom saber que existe pessoas com vc!! Bjos

    ResponderExcluir
  28. Peguei meu shih tzu faz apenas uma semana, ele está com um pouco mais de dois meses.. adorei todas as dicas que li aqui! Ele tem realmente os olhinhos um pouco vermelhinhos, e uma secreção verde.. estou retirando pelo menos uma vez ao dia com lenço umedecido.. isso é normal??

    Muito obrigada a todos :))

    ResponderExcluir
  29. Sim, é normal... o shihtzu tem mta secreção, e os olhinhos dos bebes as vezes são vermelhinhos, aparece até umas veinhas.

    ResponderExcluir
  30. Gente, estou com um problema com a minha!! Ela ta com um fedor enorme nos olhos..li aqui q pode ser da racao, isso procede? E que por coincidencia troquei de racao..??

    ResponderExcluir
  31. Oi Carol! Primeiro queria parabenizar, adoro se site, sou fã! Quero uma ajuda, pois estou em pânico, tenho meu shih tzu lindooo de 10 meses, comprei em um pet, onde sempre levei para vacinas, consultas e tudo mais, resolvi mudar, a nova vet me disse que olho dele é muito fora do globo ocular, que tenho que tomar muito cuidado, até mesmo na hora de pentear, já chorei um monte, meu marido diz que achou exagero, vou levar em outro veterinário para terceira opnião, queria uma ajuda. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe pela demora , mas é que meu pai foi internado e desde então, não tive mais tempo aqui... mas ta tudo bem agora. OK. O shihtzu tem o olho proeminente mesmo, mas não é pra se apavorar....se quiser me mandar uma foto pra ver eu vejo e te falo se é isso tudo que falaram...

      Excluir
  32. oi levei meu cachorro no pet pra tomar banho e ele voltou com os olhos super vermelhos, prece q tem algum vazinho estourado pq parece q tem sangue de tão vermelgo q tá.. o que faço???

    ResponderExcluir
  33. deve ter caido shampoo no olho.... na pet eles n cuidam muito, pode ser do secador tb direto nos olhos...e isso não é legal para o shihtzu pq resseca o olho.... eles tem q ter mais cuidado.....lava com soro fisiológico. Ele so esta vermelho neh, ou tá azulado????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu shihtzu ta com uma borda nos olhos meio marrom e eu nao sei oque e isso e tem saido muita remela,li sobre o assunto e pelo que li me parece cromo da criou rei a,pode me ajuda ?

      Excluir
  34. Carol, sou Bruna e tenho uma shitzu de 4 meses, Nessie, tomei um susto quando cheguei em casa na segunda feira e ela estava com os olhos vermelhos.. Como de custume fui limpar, então notei que tem uma lesão no olhinho dela e desde então uma nuvem branca se formou. Levei na vet pq minha mãe insiste em dizer que o olhinho dela esta furado, enfim a vet disse que os cílios dela estão nascendo pra dentro esse esta causando a lesão e me encaminhou pra Curitiba pq a minha Nessie precisa fazer uma cirurgia pra corrigir os cílios. Já marquei uma consulta pra amanha, mas estou desesperada.. Já viu algo do tipo? Me tranqüilize por favor ;(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, já ouvi falar nos cílios invertidos...mas tem q ter certeza se é os cilios, ou se são os pelinhos envolta dos olhos e do nariz q machucaram....

      Excluir
  35. Olá! Meu shih tzu começou a coçar o olho esquerdo, continuei limpando os olhos dele com soro como sempre faço! Reparei que tinham uns pelinhos, tipo cílios no canto do olho na parte inferior que estavam dentro do olho...
    Hoje quando fui limpar os olhos dele com soro percebi uma mancha pequena e vermelha! Ele pode ter ferido, coçando! To muito preocupada! Oq pode ser a causa dessa coceira?
    Beijos, aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  36. Oi Carol! Meu shih tzu está com uma manchinha vermelha no olho esquerdo e está coçando muito! Acho que ele coçou com a patinha e acabou ferindo! Mas não está azulado nem nada! Tem alguma dica de algum colírio que eu possa comprar pra melhorar? Beijos

    ResponderExcluir
  37. Deve ser dos cílios sim, deve estar irritando, mas lesionado não. A coceira é pq deve agoniar ele.. colirio eu não sei se tem sem ser o colirio pra úlcera. Corta esses pelinhos pra ver.

    Bjos

    ResponderExcluir
  38. carol, meu nome é Cristiane tenho uma linda de 1 ano e 3 meses esta esperando bebê,então ela sempre lacrimejou muito e hoje reparei q tinha mais secreção q o normal, vc fala q pode ser da ração, uso a Golden mas faço uma coisa muito errada, como ela chora muito qdo estamos comendo sempre dou um pedacinho pra ela seja bolacha , pão etc sei q é muiiito errado, sera q tenho q mudar a ração, sei q a indicada e a hills mas pra mim fica meio cara , infelizmente ainda não posso dar essa pra ela, tem alguma mais em conta q ajude na lagrima outra coisa esse remédio angels eyes é bom mesmo, funciona beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Hills fica o mesmo preço do KG da golden se vc comprar a embalagem de 15kg. Fica a dica.

      Excluir
  39. Eu acho que já q ela está gravida vc pode fazer pra ela carne moida com arroz ou franguinho com arroz ( tudo sem sal ) cozidos. De vez enquando um figado, tb é mto bom para os bebes e pra ela. Só ração eu não dou, ainda mais gravida. Vc pode dar essa carninha antes de vc comer, assim ela não pede. As lagrimas tem tratamento, mas gravida ela não pode fazer nenhum tipo de tratamento ou medicamento. Vc pode dar uma limpadinha com soro fisiologico... e depois dela desmamar, dai vc pode dar o angel eyes, ou agora trocar a ração, mas a hills realmente é cara. O angel eyes funciona porem é um tratamento que começa com 9 meses....no minimo... mas funciona. Beijos

    ResponderExcluir
  40. Muito obrigada pela atenção, vou fazer o que vc recomendou beijos

    ResponderExcluir
  41. Ola pessoal,

    Meu nome é Daniela e eu tenho um Shitzu que se chama Freddy e esta com 5 meses, no olho direito sempre tem mais secreção, e um cheirinho desagradavel, e comecei o tratamento com a Vet agora mas ela ainda não passou nenhum colirio, ela comentou de uma vacina semanal, mas ainda estou com receio.
    O Freddy tbem costuma fazer xixi quando chega visita em casa de tão feliz que ele fica, é normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vacina semanal? ou medicamento injetável? esse cheirinho desagradável é da lágrima ácida. não tem colirio pra isso é um tratamento com angel eyes ou dar a ração hills tb ajuda muito.

      Sim, é normal fazer xixi de emoção, eu tenho uma aqui assim...rsrsrsrs

      Excluir
  42. alguem ja usou stomorgyl 2 para lagrimas? dizem que funciona

    ResponderExcluir
  43. Eu já ouvi falar sim do stomorgyl para lágrimas, mas não posso sair por ai falando, pois não sou veterinária... e stomorgyl é antibiótico... mas me falaram que realmente funciona!!

    ResponderExcluir
  44. Olá,Carol!Gostei muito do seu blog mas não encontrei o que eu queria saber sobre o olho da minha bb.Encontrei somente sobre o problema que tenho com o olho do macho que vive irritado,mas com ele sem problemas já acostumei pois já faz 1 ano que apresenta o problema,começou com uma úlcera mas já cicatrizou mas vira e mexe ele fica com os olhos fechados e pingo colírio Lagrima logo passa,mas são os pelos que irrita os olhos dele e tbm ele coça.as vezes qdo fica muito irritado aí levo na veterinária e tem que usar um outro com antibiótico.Mas o da minha bb não vi caso igual por aí,ela está com uma inflamação numa glândula na parte de baixo do olho e estou pingando um colírio pra desinflamar é como uma carne crescida,ontem ela tinha desaparecido fiquei feliz da vida,mas hj voltou novamente e estou preocupada porque se não sumir terá que fazer uma cirurgia pra colocar essa glândula pra dentro do olho.Vc já viu um caso desse?estou preocupada.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! que bom que gostou! :) Entendi, esse problema se chama "olhos de cereja" realmente eu não tenho post falando sobre isso.
      Olho de cereja e um nome popularmente dado a um problema da terceira palpebra do olho (o canto interno do olho)
      O deslocamento da glândula necessita ser corrigido através de cirurgia, não somente pelo lado estético, mas também porque se a glândula permanecer fora do lugar, com o tempo, pode ocorrer uma fibrose, acarretando em atrofia e paragem de produção de lágrimas.
      Tem cirurgia para isso, da remoção dessa glandula ( que não é aconselhavel pois o cao pode desenvolver " olho seco" que é outro problema sério, e tem a cirurgia que coloca a glandula no lugar, que essa é mais indicada.
      É um tratamento demorado, dificil, mas tem q ser feito.

      Excluir
  45. Gostaria urgente de ajuda...
    Tenho uma bb de 2 meses e 10 dias.
    Ela está com um odor forte no rostinho, achei q fosse nariz só que percebi que não, dai cheirei a boca tb não. Então cherei os olhos...me parece que vem deles.
    O que deve ser? O que será me ajuda....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lágrima ácida isso, é bem nos pelinhos dos olhos neh? dai fica molhado e dá esse cheirinho.... vc tem duas opções, mudar a ração dela para hills ou comprar o angel eyes que é um pó colocado na ração que ajuda a remover isso de dentro pra fora. É um tratamento de 9 meses.

      Excluir
  46. Carol, será se eu troca a ração esse odor acaba?
    Pq o angel eyes mt caro, tem algum q possa substituir ele?
    E esse problema pode pega em outro shihtzu por contato dela?

    ResponderExcluir
  47. Olha, vai ajudar muito. Não não pega por contato. Isso vem de dentro pra fora.

    ResponderExcluir
  48. Estou muito triste...Já faz duas semanas que minha bebê esta com olhos de cereja-como li acima- e tomando cort- trat e estou pingando decadron colírio três vezes ao dia, mas até agora nada...quando li que realmente é só com cirurgia fiquei desesperada, ela está indo no veterinário desde o dia que apareceu isto no canto do olhinho direito e, no outro, em volta da bolinha preta está cinza, como se esparramasse o preto da bolinha. Amanhã ela vai no vet de novo, mas por favor, me ajude!!!

    ResponderExcluir
  49. É melhor ver isso logo mesmo, pq senão está resolvendo o colirio não adianta...claro q a melhor opção fosse não operar, mas se for o melhor pra ela neh...n adianta tb ela ficar sofrendo com colirios, ou dor ( não sei se ela sente dor ). Mas o melhor mesmo é ter mais de uma opinião.

    ResponderExcluir
  50. Olá Carol, Minhas Shitzu além de um dos olhos vermelhos, ao redor do olho dela está muito inchado e vermelho, e tem um cheirinho desagradavél constante, um cheirinho já estou informado q é por causa das lagrimas acidas, faço a limpeza c soro fisiologico, mais qual colirio ou medicamento devo usar p esse olho dela q continua sempre inchado ao redor e vermelho??? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  51. Entendi, mas a lágrima não deixa os olhos assim... então deve ser outra coisa, será que ela não machucou? não está meio azulado? Eu sei q ela poderia usar um colirio chamado : lágrima artificial, mas ela pode ter um problema maior, acho melhor vc levar no veterinário pra ver, se é só irritação mesmo...

    ResponderExcluir
  52. Olá Carol, meu Shih Tzu acabou de completar 3 meses, se chama Thor (porque é muito forte, rs), estou com ele há três semanas, ele já tomou as três doses de vacina. Neste último final de semana viajamos para São Roque-SP e o levamos... Percebi que no sábado ele estava com uma bolsinha rosada dentro do olho esquerdo, no cantinho. Ele abre e fecha o olho normalmente, não parece que dói quando "aperto", a secreção lacrimal está um pouquinho mais que o normal, mas não tem cheiro ruim. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, pode ser que seja aquele "olhos de cereja" mas tem q levar no veterinário pra ver se é mesmo... espero que não seja, pq geralmente tem q operar... como eu não estou vendo tb fica dificil, mas leva no vet tá?

      Excluir
  53. Carol,

    Minha shihtzu tem um olho que as pálpebras são rosas. Coincidência ou não, o olho "rosa" fica na parte onde a pelagem é toda branca, embora já tenha visto vários shihtzu s com a pelagem em volta do olho branca e as pálpebras pretas. Já levei em vários veterinários e oftalmologista e eles dizes que o olho é normal. O que é isso? Eu sempre procuro informação sobre isso, mas nunca encontrei nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é normal sim, só não tem pigmento preto. O correto é ser preto independente da cor do pêlo, mas é perfeitamente normal...nem te preocupa.

      Excluir
  54. Olá Carol, tenho um bb de 3 meses e ontem no olinho esquerdo apareceu uma pelezinha no canto, me disseram que pode ser devido a ele pular muito ou se estressar, o que realmente aconteceu esse fim de semana, o que posso fazer pra melhorar..? por favor me ajude... Ass Ticiane

    ResponderExcluir
  55. que pelezinha? ele sente dor alguma coisa??

    ResponderExcluir
  56. Não ele não sente dor continuo lavando os olhinhos dele com soro e massageando, porém ele não reclama de dor, e na realidade ontem quando cheguei percebi que ta formando uma bolinha de carne sabe....muito estranho. Ticiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que voce deve ir ao veterinário dar uma olhada nessa bolinha de carne, pq pode ser "olhos de cereja" e se não cuidar fica pior.... só pra ter certeza mesmo, pode não ser... mas....

      Excluir
  57. Oi, estou adorando seu site. Acabei de comprar um shih tzu. Ele tem 50 dias e percebi que ele tem uma manchinha azulzinha em um dos olhos. Mas nao tá lacrimejando, nem vermelho. Me falaram que pode ser catarata.E verdade? Ele ainda é um bebe. Oq eu faço?

    ResponderExcluir
  58. Pode ser que seja ... tem casos de catarata juvenil, mas voce deve levar para um exame de contraste para ter certeza se é, ou se pode ser ulcera.

    ResponderExcluir
  59. oi levei minha cachorrinha no pet para tomar banho ,quando voltou percebi que em cima das palpebras tinha um carocinhos em cima ,parecendo quando bichinho pica está inchado o que pode ser,passei um colirio chamado genteal por cima dos carocinhos.me ajude.

    ResponderExcluir
  60. Estou desesperada minha Shitzu esta com o olho bem vermelho e não abre, só em um olho, estou na praia e longe de sua veterinaria, poderia passar algum colirio ou só soro, me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pode ser úlcera, mas para passar o colirio vai ter que abrir o olho, na verdade teria que limpar com soro antes, e depois pingar o colirio, voce vê algo além do vermelho? vê algo azulado??? tenta limpar com o soro , joga no olhinho dela assim depois limpa o excesso.... depois me fala se está azul.

      Excluir
  61. Olá meu cachorrinho shitzu tem 4 meses e as vezes olho pra ele e vejo os olhos dele Verde mais não gruda nem remela só fica molhadinho acho q é o normal vc acha q tem algo nisso?me ajude pf

    ResponderExcluir
  62. É normal sim.... não vejo problema algum...

    ResponderExcluir
  63. Olá Carol , tenho um shitzu de 1 ano e meio e gostaria de saber se é normal lacrimejar meio esverdeado parecendo catarro . Já faz muito tempo que ele lacrimeja assim . Ele não coça os olhos nem nada , mas os pelinhos dele em volta dos olhos ficam bem sujinho, mesmo eu limpando com soro quase todos os dias. Um amigo meu recomendou passar colírio Simões nele , sera que é bom ??? Me ajude por favor ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem uns que podem lacrimejar mais, e sair mais secreção.... pode até limpar com colirio mas um que seja para limpeza tipo o "moura brasil"

      Excluir
  64. Olá Carol. Percebi que depois de trocar a ração, meu shih tzu começou a lacrimejar os olhos. Tem quase duas semanas que troquei. Será somente efeito da adaptação ou ele não deu certo com ela? Ele está comendo a Golden, você acha que devo trocar ou aguardar mais um pouco? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é efeito da adaptação, é da ração que deixa a mancha nele...se vc quiser aguardar um pouco , mas acho q é da ração mesmo...qual vc dava antes?

      Excluir
  65. Oi Carol, meio shitzu lacrimeja e deixa um cheiro horrível se peixe podre, será que é um problema do cão ou alguma limpeza que não estou fazendo direito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é problema interno mesmo, pode ser da alimentação dele, ( da ração ).

      Excluir
  66. Oi Carol, eu ganhei shitzu essa semana ele tem 7 meses o olho dele direito esta vermelho e azulado não sei o que fazer me ajuda ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, leva no veterinario para fazer um exame de contraste pra ver se é ulcera, pq acredito que seja.... é bem comum acontecer por causa dos olhos saltados, mas tem tratamento, o qto antes melhor.

      Excluir

Deixe o seu comentário,dúvida ou sugestão para nós!
Obrigada,
Carolina

MON AMOUR MEGAN Kennel - Especializado em Shih-Tzu