1 2 3

Viajando com seu cão de carro


Viaje bem equipado. A tendência natural dos cães é aborrecerem-se nas viagens longas. E um cão aborrecido pode comportar-se igual a uma criança, começando por fazer barulho, mexer-se impacientemente, etc. no entanto se o cão for bem comportado em casa também o será no carro. Para evitar qualquer problema sempre que viajar de carro leve alguns acessórios que podem ajudar a viagem a correr melhor.

Comida
Leve a comida preferida do cão, apesar de para as pessoas as viagens serem uma boa oportunidade para conhecer pratos novos e novos sabores, o cão não aprecia assim tanto a mudança, e já lhe basta as alterações de rotina que a viagem acarreta.

Água
Tenha sempre água disponível a qualquer altura, pois é possível que com a exitação da viagem e o calor, o animal tenha tendência a beber mais água. Pode ou não levar água de casa. Não há um consenso entre os médicos veterinários sobre se uma alteração pode ou não provocar problemas de diarreia.

Brinquedos
Leve também consigo cubos de gelo sempre que lhe seja possível. Lamber gelo é o suficiente para o animal acalmar a sua sede sem ser necessário sair do carro. Leve também os primeiros brinquedos preferidos de seu cão, especialmente se for um animal jovem. Coloque a sua manta favorita no assento ou no fundo da caixa transportadora. Isso irá fazer com que se sinta mais confortável.

Quando parar
Um cachorro até aos 8 meses necessita de sair do carro de duas em duas horas no máximo. Os cães adultos conseguem aguentar cerca de três a quatro horas. Mas isso pode depender do animal. Deixe o cão sair do carro de cada vez que parar; se estiver dormindo, quando resolver parar o carro acorde-o. Pare com frequência para que o cão possa fazer as suas necessidades. Devido aos nervos e ao movimento do carro o cão poderá sentir mais necessidade do que num dia normal.

O que nunca deve fazer
Não deixe o seu cão dentro do carro quando está muito calor. Se puder, não a deixe nunca.Não grite ou insista demais para que fique sossegado, pois só conseguirá que fique mais nervoso.Não deixe que o cão leve a cabeça de fora da janela, apesar de eles adorarem, é perigoso e pode originar problemas de ouvidos e olhos.( principalmente nos shih tzu que tem os olhos frágeis)Não leve a janela do carro completamente fechada, deixe sempre um pouco aberto, ajuda a controlar os enjoos.
O local indicado para um cão viajar num carro é a parte de trás. Existem ainda caixas transportadoras ou então cintos de segurança.
*****************************

5 Comentários:

  1. Obrigada pelas informações...seu site é maravilhoso. Vou consulta-lo sempre.Meu nome é Eliane e tenho uma baby shih tsu nasceu dia 2 de abril o nome ´que escolhi para ela é CHEN MEI que em chines significa 'linda manhã'.

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde

    Fui transferida para manaus, estou em salvador, tenho um shitzu ja adulto, seu nome e simba, ele e como um filho para mim, estou com medo de coloca-lo em um porao de aviao, mais vijara de carro com ele, seria muitas horas, mesmo parando 1 dia e viajando outro, seria uns 12 dias de viajem, sera que ele aguenta vijar de carro, ou melhor de aviao.

    Atenciosamente
    Patricia

    ResponderExcluir
  3. Oi Pat

    De carro é sempre a melhor opção, mas 12 dias é um tanto trabalhoso, pq vc terá que parar mais vezes e ficar em hotel que aceitam caes....
    De avião, seria um viagem bem longa entre escalas e conexões....por ex: daqui onde eu moro Florianópolis, até a Bahia, leva em torno de 10horas ou até um pouco mais de vôo....vc pode ligar na TAM e informar que vc quer saber qtas horas de viagem é da bahia pra manaus, vê o vôo mais curto.... eu ainda acho que mesmo tendo todos esses problemas , a de carro vai ser mais tranquila pra ele.

    ResponderExcluir
  4. Oii
    Tenho um shih tzu de 2 meses que vai tomar a terceira e ultima dose da vacina dia 5 e tenho q viajar dia 7...será que tem algum problema? minha viagem e longa...estou no Maranhao e vou para Minas. 2 dias e meio de viagem. Sera que ele aguenta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode levar sim, mas só teriam que dar algumas paradinhas pra ele tomar um ar. Levar agua sempre fresquinha, ou tb uma agua de coco ( de caixinha ) ajuda na desidratação se estiver muito quente, ( hidrata mais que agua ). e comidinha é claro..rsrs Ele pode até enjoar no carro, é normal...

      Excluir

MON AMOUR MEGAN Kennel - Especializado em Shih-Tzu