1 2 3

Como Ensinar o Filhote a Fazer as Necessidades no lugar certo


Para quem irá receber um filhotinho em casa ou apartamento, uma das principais preocupações é que ele aprenda rapidamente a fazer as suas necessidade no lugar certo.
O melhor momento para ensinar bons hábitos ao seu filhote é desde o primeiro momento que ele entrou na sua casa, quanto mais cedo ele aprender melhor será a convivência de todos.
Os cães costumam ter horários e hábitos rotineiros. Por incrivel que pareça, eles preferem uma rotina saudável ao ser surpreendido com algo diferente a todo momento.
Eles gostam de ter horário para comer , para dormir, para brincar, para caminhar, e para fazer as suas necessidades bem definidos pois seu instinto é sempre de nos agradar.
Sabendo sobre os hábitos dos cães vamos expor uma rotina que deverá ensinar seu filhotinho a fazer as necessidades no local em poucos dias.
1º lugar: Escolha um local apropriado para que seu cãozinho faça as necessidades. Este local não deve ser próximo de onde ele come, bebe e dorme.
Se for em apartamento, forre com tapete higiênico ou jornal ( nós usamos jornal ). Se quiser você pode usar um educador para ajudar no aprendizado.
  • 7:00h: da manhã : Leve ao banheiro, alimente-o, de-lhe água e leve ao banheiro novamente.
  • 9:00h: Leve ao banheiro.
  • 12:00h: Leve ao banheiro alimente-o, de-lhe água e leve ao banheiro novamente.
  • 15:00h: Leve ao banheiro.
  • 18:00h: Leve ao banheiro, alimente-o, de-lhe água e leve ao banheiro novamente.
  • 21:00h: Leve ao banheiro, alimente-o, de-lhe água e leve ao banheiro novamente.
  • Antes de dormir leve-o mais uma vez ao banheiro.
Sempre que for levá-lo, elogie-o, faça carinho, e se ele fizer as necessidades naquele momento, tente recompensá-lo, com petiscos ou com carinho. Caso ele erre, ignore o erro, e tente limpar sem que ele veja, jamais brigue ou esfregue o nariz dele aonde ele fez suas necessidades, pois ele passará a escondê-las em lugares que normalmente você não vê.( atraz do sofá, embaixo de cama, etc...) ou até mesmo se recusar a fazer na sua presença.
Essa mesma mesma rotina pode ser aplicada a cães adultos, sendo até mais fácil pois os adultos não fazem tantas refeições quanto os filhotes e conseguem segurar suas necessidades por muito mais tempo.
Espero que a nossa dica seja útil e quanto mais dedicação ao executar a rotina mais rápido será o aprendizado. Se quiser ajuste os horários a sua rotina diária, tanto você quanto seu cãozinho podem ceder um pouco dos seus horários para o melhor convívio.

Boa sorte.

Fonte: Canil Mon Amour Megan.

8 Comentários:

  1. O meu Toot veio treinadinho fazendo xixi no jornal, mas por conta disso as patinhas, barriga e ponta da calda ficaram amareladas, então tirei o jornal e coloquei um paninho. Não estava dando certo, ele via o pano e fazia xixi ao lado mas nao fazia nele, nem com pipi dolly's. Fiz o que vc falou Carol, e num é que tá dando certo!!!! Hj a cozinha amanheceu sequinha e o paninho molhado de xixi! Fiz a troca do paninho e dps que ele comeu pela manhã fez novamente sozinho no paninho! Vou continuar com o treinamento, Obrigada, vc é show mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Ai que bom amiga, os cães aprendem só basta ter paciência e perseverança.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. ola meu nome é Patty e tenho uma bb de shihtzuestou tentando ensinar ela fazer xixi no jornal e qria saber quanto tempo demora pra ela aprender,e onde devo ensinar ela fazer o coco..

    ResponderExcluir
  4. Oi, demora um pouco, pq eles não conseguem segurar a vontade por mto tempo. Acho que até 4 meses é um bom tempo de aprender.
    O importante é colocar o banheirinho bem longe da cama e comida do seu shihtzu.

    Pode ser no banheiro, na área de serviço....

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Moro em um apartamento de dois andares, e acabei de comprar um filhote, vc acha que se eu colocar dois lugares para o cachorro fazer suas necessidades ele vai ficar confuso? Ele não ppde subir e descer sozinho ainda!

    ResponderExcluir
  6. Não, não vai ficar confuso não, vai ter duas opções , melhor ainda..rsss

    ResponderExcluir
  7. Sei que vale a tentava,mas estou desesperado porque meu cãozinho faz xixi e cocô pela casa inteira e convenhamos que hj em dia ninguém fica em casa o dia inteiro para seguir essa rotina que vcs esquematizaram. Precisamos de algo mais eficaz e que se adapte aos dias de hoje. Desculpe se fui um pouco ríspido, mas é a grande verdade.

    ResponderExcluir
  8. Ok, realmente é impossivel ensinar ficando fora o dia todo, não tem como... a unica solução seria uma adestrador. Mas tenta colocar o sanitário onde mais ele faz e depois vai tirando aos poucos, limpa onde ele faz fora tudo com vinagre, ou herbalvet pq se o cheiro fica ele faz denovo em tudo. Se ele é filhote ainda tem esperança, pq qdo adulto fica mais facil ele fazer certo.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário,dúvida ou sugestão para nós!
Obrigada,
Carolina

MON AMOUR MEGAN Kennel - Especializado em Shih-Tzu