1 2 3

Cuidados com o pêlo do Shih tzu

Pêlo


*O pêlo pode ser mantido longo ou curto. Uma opção é o corte filhote, que deixa seu cão com um aspecto mais “fofinho”.

* A pelagem precisa ser escovada com frequencia. Dependendo da qualidade do pêlo, podem ser necessarias escovacoes diarias. Alguns shih tzus nao precisam mais que uma ou duas escovacoes por semana.

* Os banhos devem ser tomados semanalmente, pois um pêlo limpo vai embaraçar menos.

* Se nós surgirem, umedeca-os com um pouco de condicionador canino (alguns usam condicionador humano mesmo) e, com os dedos, desembarace-os cuidadosamente. Fique atento a área atrás das orelhas e o interior das pernas (axilas), pois tendem a embaracar mais facilmente.

* Desembarace o pêlo antes do banho, pois nós molhados são bem mais difíceis de desembaracar.

* Antes de começar a escovar, misture água com condicionador e aplique sobre o pêlo com uma garrafa de spray. Use uma escova com cerdas de metal (os de plastico deixam o pelo estatico).

* Comece a escovação de baixo para cima: primeiro a barriga, depois as pernas. Deite o cãozinho num lado, separe o pêlo em camadas e escove o dorso, então vire-o e faça o mesmo do outro lado. Por último penteie o rosto, a cabeça e a cauda. Parta o pêlo no meio com a ponta de um pente ou agulha de croché. Então passe um pente fino para assegurar que não há nós.

* O pelo do shih tzu cai muito pouco. Apenas numa idade entre os 7 e os 14 meses eh que o pelo cai bastante. Eh nessa idade que o cachorro perde a pelagem de filhote e adquire a de adulto (que eh mais facil de cuidar... ainda bem!). Aih voce vai ter que escovar, escovar e escovar! Mas calma, isso dura apenas algumas semanas. De qualquer forma, eh sempre bom telefonar para o vet e comentar o fato de que o pelo estah caindo muito. Pode ser apenas a troca de pelos, como tambem pode ser algo mais grave. Precaucao nunca eh demais!;)

Abaixo seguem instruções de como fazer aquele penteado característico do Shih Tzu:

a. O pêlo deve estar totalmente seco. Com um pente de cabo fino, parta o pêlo desde o canto exterior dos olhos .



b. Prenda a mecha a alguns centímetros acima da cabeça. Agora vem o segredo: vendo a mecha de cima, pegue alguns poucos fios bem do meio e puxe-os pra cima. Isso é que faz a mecha entre os olhos ficar fofinha. Você também pode pegar um pente de cabo fino e puxar a mecha pra frente pra ficar mais fofo.


c. Agora, separe uma mecha atrás da que você acabou de fazer e faça a mesma coisa. Use uma liga de borracha para prender a mecha. Agora você vai amarrar a mecha de trás na mecha da frente, novamente usando uma liga de borracha. Coloque uma terceira liga de borracha um pouco acima das demais, para dar mais firmeza.



d. Separe o pêlo em mechas pequenas e faca baby liss em cada uma delas. Penteie cuidadosamente para formar aquele semi-círculo característico.


e. Para finalizar, aplique spray fixador, tomando muito cuidado com os olhos do cachorro.

79 Comentários:

  1. Oi,Carol!
    Amo esse blog,viu?!
    Sempre tira minhas dúvidas. Ma stenho uma que não achei aqui. O spray que vc usa pra fazer o topknot eh o humano mesmo?
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Vc diz para topknot normal, o que a gente faz no dia a dia? Se sim eu não uso nada.... Mas usamos lake para as exposições...somente nas exposições. Pode ser humano sim, desde que o jato do spray seja seco. Eu uso para cães mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol tudo bem? É o seguinte, meu bb tem 2 meses e o pêlo dele não reparte ao meio, mesmo que eu penteie, ele tem o pêlo bem fininho e será que dps de adulto essa pelagem vai cair e ficar lindo como vejo nas suas? Outra dúvida é eu uso rasqueira para pentear ele, isso prejudica? Sinto que os pêlos ficam esticados e armados, devo mudar para a escova com bolinhas nas cerdas e um pente duplo? Me dá uma dica? Bjus flor

    ResponderExcluir
  4. bom, com 2 meses não reparte mesmo pois é pouco pêlo ainda. a rasqueadeira é a pior coisa q existe. é só para poodle!! se usar isso em shih tzu ele vai ficar careca. só pode usar escova de pinos sem bolinha e o pente de teflon que é antiestatico. rasqueadeira nunca!!! Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa "brigadão" Carol...vou jogar essa rasqueira fora kkkkk Imagina meu bb careca!! afffffffffff
    Vou providenciar a escova e o pente kkkk
    Obrigada de novo e bjus

    ResponderExcluir
  6. Carol,

    Eu posso passar chapinha no pêlo do meu bb pra ele ficar com o pêlo bem baixinho e lisinho? Vc sabe ele é liso mais cheio, queria que ficasse bem baixinho, existe uma chapinha especial? Quais produtos eu posso passar?
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Oii, pode sim, mas tem que passar um antifrizz durante o processo. Me esqueci do nome, mas te passo por msn ok.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Carolina!!!!
    Sou apaixonada pelo seu blog... visito ele faz uns 9
    7 meses desde que o Chico chegou aqui em casa.
    O Chico ta com 9 meses e esta caindo muito o pelo dele... num sei mais o q faço e pelo por toda casa. Além disso é muito fininho. Vc sabe se fica mais grossinho com tempo.
    Ele não gosta de usar laços... e alias acho estranho para machinhos... vc tem fotos de como fazer com machos.

    Bjus!!!!
    Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tenho um shih tzu de 1 ano e 2 meses ela e branca e preta. Enfim vc sempre da umas dicas otimas para gente. Quero saber se vc conhece alguns produtos impotados bons para a pelagem tipo shampoo e cond. etc....vou viajar quero comprar alguma coisa e não sei o que comprar...vi alguns nomes aqui (crow royale, pure paws,há vi tbm um de alergia desta marca pure paws, Grata

    ResponderExcluir
  11. Olá Carol, seu blog é espetacular!!! parabéns! Com toda certeza quero ter um dia um bebê seu!
    Hj sou mamy de uma shih tzu de 4 meses, a Manu, e eu sempre prendo o pelo dela da cabeça com liguinha de silicone. Mas tenho observado que está partindo o pelo, inclusive está ficando uma franjinha rala em cima dos olhos dela, mesmo cortando a liga para retira-la.
    Infelizmente a Manu está com um problema respiratório grave e fui proibida de pelo vet de dar banho nela. Então lavo uma vez por semana apenas o focinho com o shampoo Johnson, seco bem para dar uma geral nela...
    Tenho aplicado silicone líquido no pelo antes de prender... mas ainda não vi resultado... Poderia me dar alguma dica?
    Beijos Vanessa

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu de novo fazendo mais uma pergunta que eu adoro o seu blog ele esclarece muitas coisas.... Pois bem vamos a minha pergunta eu entrei no site que vc colocou aqui de produtos importados e lá tem um shampoo para pele sensivel (Natural Oat Meal Anti-Itch´a marca Bio Grom) vc sabe me dizer se ele e bom. a minha baby esta se conçando muito já não sei mais o que fazer. Grata mais uma vez

    ResponderExcluir
  13. Olha, bio groom é uma marca importada muito famosa, assim como a allsystem, não tenho do que reclamar, mas esse produto em específico eu nunca usei, mas por falta de oportunidade.
    Mas vc sabe o motivo que a sua bb tah se coçando? Pode ser da ração que ela come, pode ser do shampoo que vc usa... mesmo sendo de marca boa...pq eles tb tem intolerância.... tem cachorro que só pode comer ração de supermercado...pq as outras superpremiuns dão alergias.... qto ao produto é excelente. Mas tenta descobrir a causa das coçeiras... claro que eles se coçam , normal... mas se for toda hora... já deve ter alguma coisa.

    ResponderExcluir
  14. Oi Carol obrigado pela retorno. Então a ração que dou a uma ração muito boa hills e agora estou dando a proplan para peles sensiveis faz um mês e meio que esta com esta ração, o shampoo estou usando Allermyl Glyco Shampoo-Virbac estou usando desde de novembro, agora vou fazer um teste de raspagem de pele pra saber a causa de tanta coceira, eu percebo que ela se coça mais anote na cama e de madrugada, não tem pulga nenhum bichinho deste tipo sabe..a minha casa limpo com vinagre e sabão neutro justamente por isso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Olha só, teste de raspagem só se ela estiver perdendo mto pêlo...só coçeira não te aconselho... vc sabe como é feito esse teste? eles raspam a pele do cão até sair sangue... esse teste é usado para ver o tipo de sarna que o cão tem, o que não é seu caso, pois a sarna faz perder mto pêlo, dá falhas no corpo....
    Pode ser uma alergia até do produto que vcs usam pra lavar a caminha dela, ou o cobertorzinho... já aconteceu isso comigo, e era alergia a sabão em pó que eu usava pra lavar as cobertinhas deles... pode ser uma seborréia, pode ser fungo, pode ser qq coisa, mas se não há perda de pêlo, não é sarna...

    ResponderExcluir
  16. os pelos dela e lindo e macio, eu não sabia que era assim, então vou pensar direitinho se vou fazer o teste,vou lavar com sabão de coco liquido as mantas dela e toalha de banho esta coisas. Sabe o que aparece na pele dela são algumas marquinhas vermelhas parece picada de pernilongo ela coça muito e as vezes não tem nada mais ela coça,esta coceira e des dos 4 meses de nascida. Depoid eu te fala se teve resultado.Brigadão pelo toque

    ResponderExcluir
  17. Oi Kelly
    Sei como eh isso, é seborréia... tem algumas casquinhas? senão tiver, acho que ainda vai aparecer... é uma alergia. Já tive isso aqui e usei shampoo clorixidine, é antibacteriano... depois de umas lavadas desapareceu.... e começou com coceira, descamação e pontinhos vermelhos.

    ResponderExcluir
  18. Prometo que e ultima....ainda não tem apareceu estas casquinha, so os pontos vermelhos,vou usar este shampoo que vc falou tenho que tentar né...Brigadãoo pelos conselhos rsrs bjos e boa noite

    ResponderExcluir
  19. Se tiver na dúvida pergunta a um vet, mas assim mal não vai fazer... é antibacteriano... o que tiver vai matar...
    Mas o medo é esse, o vet querer fazer raspagem... qdo eles não sabem o que é, é triste....

    ResponderExcluir
  20. Oi Carol acompanho seu blog quase k diariamente, estou com uma duvida k talvez vc. possa me orientar , tenho uma filhotinha 120 dias , hoje o vet me disse k eu terei que fazer tosa bebe , por causa da troca de pelo ( o k ainda nao esta acontecento ) , o meu objetivo e deixa-la com a pelagem longa , eu preciso mesmo fazer e tosa bebe , ou posso deixar os pelos serem subistituidos naturalmente ?? - a tosadora do pet cortou o pelinho do nariz (mesmo eu tendo insistido para nao serem cortados , fiquei arrasada ) - e ela " Lolla " ira fazer uma cirurgia nos olhinhos dia 26 , pois eles sao bastante separados e a parte branca fica exposta no centro dos olhos ( ela e vesguinha de tudo ) , a cirurgia e rapida e eficaz , eu nao gostaria de ter de tosa-la , pois tbem gosto com pelos longos, mas se vc como criadora experiente indicar talvez eu ate corte , mas gostaria de ter certeza, somos amigas no orkut , mas so fiquei te conhecendo depois de te-la comprado . Estou tao apaixonada pela raca e pela Lolla ja ja estou pensando em adquirir outra :) grta/Magda

    ResponderExcluir
  21. Isso é mito. Nada a ver!
    Eles trocam de pêlo sim, mas tem shihtzu aqui com mais de 2 anos que nunca tosei.
    Se quer deixar crescer deixa... faz o que vc quiser. Agora dizer que tem que tosar é história...
    A escolha é sua.

    ResponderExcluir
  22. Ola Carol!
    Tenho um bb de 3 meses,gostaria de saber se tem que passar alguma coisa no pelo para escovacao diaria. Pode escovar a seco? Obrigada Patricia

    ResponderExcluir
  23. oi! a minha tem 1 ano e 4 meses mas o pelo dela não cresse muito principalmente em cima para fazer chucas. o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  24. Oi Patricia, pode escovar a seco sim, sem problemas!
    Sônia, o que acontece nas xucas é que a maioria das pessoas, prendem com os elasticos e na hora de trocar, puxam ao inves de cortar com a tesoura. Então detona mesmo. E o pêlo que demora mais pra crescer é sim o da cabeça e bigode.

    ResponderExcluir
  25. Olá tudo bem? Eu tenho um shihtzu (Flock) com 10 meses, a nossa vontade é deixar o pelo daquele jeito tradicional da raça. Penteamos todos os dias, quase "lutamos" com ele pra pentear, encontramos nós todos os dias (rsrsr), levamos toda semana no pet, mas a nossa vontade de ve-lo daquela forma é maior que esse trabalho todo, porém eu moro em Manaus, onde o clima é muito quente. Você acha que o pelo grande pode fazer algum mal pra ele? Ele ja esta aqui desde os 3 meses de idade, considero que ele esteja adaptado ao clima, mas fica a impressão porque é muito pelo.
    Ele fica em casa o dia todo sozinho, deixamos um ventilador ligado e a porta da varanda um pouco aberta, pra deixar o clima mais agradavel.

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem!!! Ao mesmo tempo que o pêlo aquece no inverno ele protege do calor no verão! Ele não vai passar mal... eles sempre procuram o piso que é geladinho, é só fazer como vc já faz deixa ventilador....eu uso bastante aqui pq ar condicionado eu não recomendo não.

    ResponderExcluir
  27. oi tenho um shitsu de 3meses e ele esta com uma coceira terrivel,e uns carocinhos q parece picada de pernilongo com umas casquinhas .
    também o pelo dele começou a cair na parte onde NAO esta os carosos,ate podei ele para ver se diminuia a caida dos pelos .por favor me ajude nao sei o q fazer.
    obrigada pele atençao luciana

    ResponderExcluir
  28. Oi lu

    Se fosse só as casquinhas, era mais facil diagnosticar.
    Esses caroçinhos eu não sei, pq pode ser várias coisas, pode ser picadas de inseto mesmo, pode ser alergia de alguma coisa, alimentação , pode ser foliculite ( pêlo inflamado ). vc não lembra de ter mudado algo na rotina do cão? O pêlo cair tb......
    Pode não ser nada sério, mas eu iria ao veterinário ver o que é isso,pq eu nunca passei por isso nos meus.......

    ResponderExcluir
  29. Ooi, tudo bem? Eu tenho um shih tzu de 6 meses e pelo que percebi seu pelo esta muito curto para o padrão da raça, enquanto seu irmão ja esta bem peludo. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  30. meu bb esta com 5 meses e hoje fui escovar ele com a Rasqueadeira, e percebi que na rasqueira tinha muito pelo fiquei preucupada o que faço agora? meu bebe é um shitzu de 5 meses lindo

    ResponderExcluir
  31. Oi tudo bem? Tenho um shih tzu de dois meses e ele está com umas casquinhas nas costas e na cabeça e se coçando muito. o que pode ser? beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser uma seborréia , é bem comum é usado um shampoo... o nome é clorexiderm. Não faz mal nenhum , é usado pra alergias e para essas casquinhas...

      Excluir
  32. Oi Carol! Meu shih tzu tem 3 meses e meio e no pet cortaram o pelinho em cima do nariz, mas cortaram só um pouco pois ele não ficou quieto e não deixou terminar de cortar o resto! Minha intenção é futuramente prender com lacinhos... voce sabe com quantos meses o pêlo fica grande o suficiente para prender?

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  33. Humm... pra variar...rsrsrs demora mais que outra parte do corpo, mas acho q uns 3 meses cresce o suficiente pra amarrar...tb depende, pois tem shihtzu q cresce mais rapido, e outros bem devegar....

    ResponderExcluir
  34. boa noite tenho um bebe com 3 meses,ele coca bastante e nao tem nada na pele,nem pulga..e noto que esta caindo mais pelo.que sera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o shihtzu coça bastante, e muitas vezes não é nada, só calor, suor...alem de cair pelo, vc nota alguma coisa na pele?

      Excluir
  35. oi Caarol, gosto mt do seu blog e gostaria de saber , porque o pelo da minha shih tzu cai muito , fico na duvida , se é sarna , ou se é seborreia , pois tem casquinhas e pontos vermelhos , desde já , obg ! gostaria que vc me indicasse um shampoo ou um remedio ! Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ser uma das duas, mas é provavel q seja seborréia. pra tratar tem q saber o que é antes... e se fosse so as casquinhas eu diria seborreia, mas vc falou em pontos vermelhos, ai eu jã não sei te dizer....

      Excluir
  36. Olá adoro o blog tiro muitas duvidas,eu tenho uma shihtzu de 5 meses ela esta com bolinhas vermelhas na barriga e em outras partes do corpo ela coça e acaba fazendo feridas estou usando um shampoo Peróxido de Benzóila 2,5% só que não esta adiantando.estou ficando preoculpada o que pode ser?.e o que eu posso esta usando para melhorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse é o shampoo q eu te indicaria tb! talvez um mais forte que esse....ou pode ser q seja outra coisa...tem cachorro q é alergico a pulga... basta uma só pra fazer estrago....

      Excluir
  37. eu adoro seu blog Carol

    ResponderExcluir
  38. Tenho uma dúvida. Seco super bem meu shitzu no banho. ao longo dos dias ele vai ficando suado no topo da cabeça no top knot. Sempre escovo bem e amarro com borrachinhas de dentista, troco duas vezes ao dia. Mas mesmo assim ele segue ficando todo molhado nessa área da cabeça e c odor. Alguém já teve isso c seu shitzu... ou pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  39. Eu amo o seu blog, preciso de sua ajuda! Minha shitzu de três meses está caindo muito os pelos do pescoço até a metade do corpinho nessa parte está bem ralinho, está estranho. Eu li que não é normal ela trocar de pelos nessa idade, ela se coça muito e têm pulgas mas não por falta minha, segundo o veterinário eu podia apenas aplicar nela um pó para pulgas nessa idade, mas no outro dia deu uma alergia horrível nela, ela chorou e se coçou um dia inteiro, então parei de aplicar isso nela. Isso foi cerca de 1 mês atrás, será que foi isso que ocasionou a queda de pelos? Eu acredito que não, pois os pelos estão caindo aonde ela não se coçava, me ajude, estou preocupada com a minha bebê Nina, obrigada!

    ResponderExcluir
  40. oi sou o francisco, tenho uma shihtzu de cinco meses seu pelo esta caindo um pouco, isso é normal. existe algum produto para passar pra cair menos. faço escovação com rasqueira tenho que parar e usar outra escova o que acha.
    obrigado.

    ResponderExcluir
  41. Eles trocam de pelo sim até 1 ano. E não usa mais rasqueadeira, q quebra o pelo todo. Tem q ser outra escova menos essa!

    ResponderExcluir
  42. Por que a raça shihtzu comem as feses tenho um de quatro meses e ele ta comendo dessem que e da raça o que faço ...

    ResponderExcluir
  43. olha, a raça tem tendencia mas não quer dizer que todos comem.... uns comem e param, outros nos comem e depois começam, outro nem tocam... o que voce pode fazer é sempre que ele comer, colocar pimenta por cima e sair.... esperar pra ver se ele vai comer...e deixar... se ele cheirar e sair, vc espera ele n ver e tira. Pode tentar fazer com vinagre tb. Eu tenho um post sobre esse assunto : coprofagia em cães.

    ResponderExcluir
  44. Oi.. adorei seu blog.. eu moro fora do Brasil e tenho uma shitzu de 10 meses.. eu mudei de cidade e levei ela pra tomar banho em um consultorio veterinario, no entanto, ela voltou cheinha de 'nos' na orelhinha, eu nao sei o que fazer? o veterinario disse que devo tosar, mas ela nao tinha nada antes de ir.. tem como desembaraçar? vc me indica alguma coisa pra passar?

    ResponderExcluir
  45. Olá,
    eu tenho uma shih tzu de um e 3 meses que é uma fofo amo...o problema que os pelinhos dela esta muito fino esta dando muito nozinho já não sei mais o que fazer...Vc pode me indicar algum shampoo e cond. ou algo assim.
    Grata
    kelly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nessa idade eles estão querendo começar a trocar a pelagem, e qto mais fininho, é mais dificil cuidar... tem q escovar o tempo todo...Usa bastante condicionador... e depois de secar coloca silicone nas pontas. Shampoos tem vários bons, tem da petsociety, da dogclean, tem uma linha da petsociety ( amazonia) muito boa, tem tb a linha beeps....

      Excluir
  46. oi carol eu achei seu blog e gostei, então a minha shih tzu tem 1 ano e uns 5 meses tem pedigree. só que cai muito pelo dela e também vejo vários shih tzu tem pelo bem liso e caido a minha tem pelo armado pq tento deixar crescer mas é mt pelo não é aqueles caidos igual das shih tzus das fotos do seu blog ai mando corta, eu moro em Apartamento queria uma shih tzu peluda o que eu faço a respeito do pelo?,quero ela para dormir no meu quarto subir no sofá.. mas a minha é porca antes ela comia fezes agr pega e leva para a caminha meu pai nao aguenta mais se ela não parar ele quer dar ou vender ela eu gosto mt dela nao sei o que fazer. e ainda faz xixi e coco fora do local.. tenho irmã bebe isso pode ate prejudicar n sei, minha shih tzu sophy tem umas manchas no pelo era branca com dourada antes, mas surgiu essas manchas e ela fica lambendo nenhum outro é assim fico mt triste só pela minha se desse jeito :( me ajuda obrigada bjss de kauana e espero sua resposta.

    ResponderExcluir
  47. boa noite ... tenho um shihtzu de qse 3 meses e ta caindo mto mto mto pelo, na parte perto da barriga e do pescoço o pelo ta ralinho sabe, na ultima vez q fui na veterinaria ela passou um produto chamado revolution uma coisa assim , entao acho q num deve ser sarna ... éh normal cair pelos assim ? tipo ta caindo mas parece q ta nascendo outros pq ta ralinho ... eu ainda não pude dar banho nele, pois qdo peguei ele a um mes atras o criador num tinha dado as vacinas certas, ai a veterinaria pediu p esperar dar todas , e depois dar banho , mas to preocupada com a situaçao dos pelos =( alguem pode me ajudar e me dizer se éh normal isso ^^

    obg ♥

    ResponderExcluir
  48. olá Carol amei o site aprendo muitas coisas com ele estou com um probleminha a minha shitzu esta soltando muito pelo queria saber se é normal ela fez 1 ano a poucos dias ja faz um tempo que ela solta pelo queria saber se pode ser algum problema com a raçao ou coisa assim. e o pelo dela embaraça muito mesmo percebo que o pelo dela está muito fininho teve um sábado que fiquei o dia inteiro penteando,tive até q cortar algumas partes de tão embaraçado q estava

    ResponderExcluir
  49. pode ser da ração sim. os pêlos mais fininhos são os que mais embolam. Ela está perdendo pêlo, ou está com falhas no pêlo? cair pêlo é normal... o que não é normal é ficar com buracos faltando pêlos...

    ResponderExcluir
  50. ela só esta soltando pelo mas não esta com
    e a ração dela dou eukanuba é uma boa ração,
    e dou para ela desde filhote.

    ResponderExcluir
  51. é sim , diria que é uma das melhores assim como a hills.. então não é da ração não... na pele vc nota algo?

    ResponderExcluir
  52. nao nunca notei nada na pele dela só q é meio rosinha
    e os pelos novos que nascem sao mais grossos e brancos
    e mais brilhantes pode ser que ela ainda esta trocando de pelo?

    ResponderExcluir
  53. Então está normal. Pode ser sim q ainda esteja trocando.

    ResponderExcluir
  54. CAROLL então, minha tia me deu o shiu tzu dela, ela me deu por que não tinha tempo pá cuidar do baby, ele estava cheio de pulgas e carrapato, carrapicho, sujeira.. Dava dó de ver ele na situação que estava... Enfim já está no veterinário hoje a tarde pego ele logo que sair do TRABALHO.
    A pelagem dele estava ondulada embaraçada meio liso encima... É Normal estar ondulada quando se não é bem cuidada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depende... tem uns que usando produtos bons fica liso, mas uns já é genético mesmo.. para deixar liso, é usar condicionador e hidratante.

      Excluir
  55. E o que eu fasso pra deixar ele liso?

    ResponderExcluir
  56. Carol Adoro seu Blog !!! Eu Vou Ganhar uma bebê Já Decidi o Nome dela Lolla ela é Caramelo com Branco , Quero Saber se ela Pode Ficar Meio Triste , Pois , Vai sair do Ambiente onde Fica os Irmãozinho(as) e a mãe , E me dar Uma Dica de Quantos dias devo , Tosá-la depois das Vacinas Obg Pela Atenção

    ResponderExcluir
  57. Eu devo Tosar minha shih tzu a quantos dias a dias , Será que vc Sabe se a da trimming é boa pra um shih tzu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce não é obrigada a tosar sua shihtzu.... geralmente tosam no verão... Trimming é bem diferente, o pêlo é arrancado, então eu nao aconselho... isso é para raças de pêlo muito duro

      Excluir
  58. É bem comum eles ficarem um pouco perdidos no começo principalmente se são mais velhinhos, pq quanto mais novinhos, mas rapido se acostumam com o novo lar. Voce pode tosá-la quando quiser, mas geralmente é quando estão com 5 meses onde o pelinho já está maior.

    ResponderExcluir
  59. Olá, boa noite. Meu Shihtzu se coça muito no pescoço e nas patinhas traseiras, já levei ao Vet. e ele não está com pulga e nem carrapatos, ele tem 67 dias e hoje dei o primeiro banho no pet shop. Já olhamos por tudo e ele não tem nenhuma mancha vermelha na pele, mas não para de se coçar. E não foi usado nenhum produto de limpeza perto dele, e ele não voltou do pet assim, pois o levei de manhã e ele começou atarde. O que devo fazer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem cachorro que se coça mesmo sem motivo... pode ser calor, suor... pode ser alergia do chão , pois ele ficam deitados muitas vezes no piso, ou principalmente na grama que dá muuuuita coceira. Mas uma coisa é certa, petshop só depois dos 4, 5 meses, é um ambiente de grande fluxo de animais com todo tipo de problemas... Voce não viu nem uma caspinha nele??

      Excluir
  60. ola td bem entao preciso de uma dica sua ganhei uma feminha mais ela ja nao e mais filhote porem e muinto gorda de mais prece um bojaozinho vc sab se tem algo e eu possa fazer pra ela emagrecer ou nao tem problemas se ela continuas assim eu ate pensei q pudesse ser a raçao dela q tem muita gordura mas nao tenho certeza

    ResponderExcluir
  61. Oi, você já pesou ela? é que o shihtzu é um cachorrinho mais fortinho mesmo, eles são musculosos e pesados, até as femeas... então pode parecer que é gordo, mas é a estrutura deles mesmo.... se quiser me mandar uma foto, ou o peso...a ração só engordaria se ela comesse demais mesmo... mas acho dificil.

    ResponderExcluir
  62. gosto muito do seu blog. Meu shih tzu tem 1 ano... e desde q tinha seis meses notei que a pelagem dele estava quebrando muito...ficando armada...e em algumas regiões até ficando ondulados...o que esta prejudicando cada dia mais a estética dele!!! meu cão sempre foi muito bem cuidado...come a melhor ração e as vezes dou ate suplemento com omegas...mas o problema de pelo seco e quebradiço continua e piora a cada dia!!!! Aqui eu FINALMENTE descobri a causa! Rasqueadeira...usava ate ontem TODOS OS DIAS por recomendação de um 'veterinario"!!! Vc deve imaginar como esta seu pelo, entao??? por favorrr...me ajude a recuperar a pelagem.......eh possivel????

    ResponderExcluir
  63. Olá , adorei este blog ! eu tenho um Shih Tzu de 1 e 5 meses, eu quero deixar o pelo dele longo, mas embaraça demais, todo dia quando vou escovar tem alguns nó...ouvi dizer que depois dos dois anos melhora, é verdade? qual é a melhor escova para desembaraçar? eu uso rasqueira.Qual shampoo e condicionador vc me indica? eu uso elásticos de silicone, mas ele arrebenta um pouco o pelo, qual elástico é o ideal ? Tem algum problema eu deixar ele com o pelo longo no verão? Agradeço se tirar minhas dúvidas ! beijos

    ResponderExcluir
  64. A melhor escova é que não seja a rasqueadeira..rsrsrs Eu indico petsociety que é muito bom, dog clean tb. Voce pode usar o de silicone que é o q menos arrebenta, mas vc precisa cortá-lo para tirar...voce não deve puxar nunca. Depende...dá pra deixar comprido, mas tem q ver se ele se sente mal e tals.... o ideal é deixar um ventilador pra ele no verão, já que vai ficar com pelo grande...beijoo

    ResponderExcluir
  65. Olá, tenho um shih tzu de apenas três meses, ja está com todas as vacinas etc...Então resolvi levar no pet para dar um banho, cortar as unhas, fazer uma tosa higienica, mas a moça do pet me falou que antes dos 6 meses é bom fazer uma tosar nele todo para o pelo crescer bonito e eu não ter problemas depois com quedas de pelos. Estou com essa duvida é verdade que se não tosar antes dos 6 meses vai começar a cair os pelos do meu shih tzu? Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  66. Eu nao sei pq eles inventam isso! o pêlo vai cair sim, pq eles trocam de pêlo até 1 ano de idade...nada a ver essa história..rs

    ResponderExcluir
  67. Oi Carol,
    Romeu é shihtzu de 5 meses e tenho notado que o pelos estão caindo na escovação e com isso tem dado nozinhos , penteio com pente fino e depois passo a escova. Será que pode ser do shampoo ou dos produtos q ele usa ?
    Ele usa shampoo azul e condicionador granado , depois aplico o perfume q temos o granado e um outro que não me recordo o nome e tbm como ração premier filhote.
    O que e incomoda tbm é o pelo da barriga ficar sempre amarelado por causa da urina , pois todas vez que chega alguém na minha casa ele se mija todo o veterinário falou q é pq ele é filhote , será q isso um dia vai parar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe pela demora, final do ano não estava por aqui!
      Ele está trocando de pêlo, então é normal cair, e criar nós........ Os pêlos da barriga voce pode fazer uma tosinha que corte mais pra cima da barriga.... o xixi por causa da emoção acontece, e não é pq é filhote eu tenho uma femea que as vezes faz isso...kkk mas tem grandes chances disso parar...

      Excluir
  68. Oi, vc disse q a depender da qualidade do pelo será necessário escovacoes diarias ou alternadas. O q define a qualidade do pêlo? Genética?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao é bem pela qualidade.... é pelo tipo de pelagem... os que tem mais grosso precisa ter um cuidado maior, do que os que tem pelo lisinho....

      Excluir

Deixe o seu comentário,dúvida ou sugestão para nós!
E não deixe de entrar como seguidor do nosso blog!
Obrigada,
Carolina & Wagner

MON AMOUR MEGAN Kennel - Especializado em Shih-Tzu